#BRPaisDigitalvsCovid

Startup Colab lança plataforma Brasil sem corona

A KPTL, fundo de venture capital, está com diversas startups que estão nas linhas de frente do combate ao Coronavírus. Umas dessas iniciativas é Brasil sem Corona, liderada por uma das nossas investidas: o Colab.  O Colab é uma plataforma de engajamento para a cidadania.

ler mais

NOTÍCIAS

MPDFT apura vazamento de dados no Cadastro Positivo

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da sua Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Espec), instaurou 13 de janeiro, Inquérito Civil Público (ICP) para investigar possível vulnerabilidade exposta no site sobre o Cadastro Positivo.

ler mais

Brasil estuda implementar sistema de alerta por TV digital

O governo federal poderá no próximo ano criar um sistema de alerta via TV digital (sinal aberto) para repasse de informação imediata à população sobre de riscos como deslizamento de terra, enchentes e rompimento de barragem. Ainda não há cronograma de implantação.

ler mais

Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial

O MCTIC está elaborando uma Estratégia Brasileira para Inteligência Artificial (IA) com o objetivo de solucionar problemas concretos do país, identificando áreas prioritárias no desenvolvimento e uso das tecnologias relacionadas a IA nas quais há maior potencial de obtenção de benefícios.

ler mais

Embrapa lança edital Soja Open Innovation para startups durante Agrobit

A Embrapa Soja lançou, no dia 13 de novembro de 2019, a 2ª edição do Soja Open Innovation – edital público de seleção de startups e empreendedores com interesse no desenvolvimento de projetos de inovação aberta para o sistema de produção de soja durante o AgroBit Brasil 2019, evento que termina hoje, em Londrina (PR).

ler mais

MCTIC lança consulta pública sobre a Política Nacional de Inovação

Desde setembro deste ano, tem sido organizadas reuniões de grupos de trabalho que envolveram atores governamentais, representantes de empresas e startups; agentes financeiros; universidades e instituições de Ciência e Tecnologia (ICT); secretarias estaduais, municipais e Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP).

ler mais

Ministros do Brics discutem parcerias em tecnologias digitais

Os ministros das comunicações dos países que integram o Brics – Brasil, China, África do Sul, Rússia e Índia – divulgaram dia 14 de agosto, uma declaração com intenções de parcerias para iniciativas nas áreas de comunicação, informação e tecnologias digitais.

ler mais

ARTIGOS

Segurança aprimorada: problemas novos, causas clássicas

Depois de quase 20 anos trabalhando com segurança cibernética e em especial em criptografia, a gente percebe algumas coisas. A primeira é que empresas novas, processos novos, tecnologias novas sempre são divertidas, pois é garantia de problemas novos.

ler mais

Plano Nacional de Internet das Coisas precisa sair da retranca

Segundo a McKinsey, a Internet das Coisas (IoT) tem o potencial de movimentar US$ 200 bilhões no Brasil, a partir de 2025, contribuindo para a melhora na competitividade da economia nacional, no aprimoramento dos serviços públicos e na qualidade de vida da população.

ler mais

Bem-vindo ao nosso futuro conectado

Desde 2010, o número de dispositivos conectados à internet superou o número de pessoas nos Estados Unidos. Hoje, o norte americano tem, em média, mais de dez aparelhos conectados.

ler mais

A Inteligência Artificial pode tirar empregos; o que o Brasil deve fazer?

A corrida para se tornar líder global em Inteligência Artificial (IA) começou oficialmente. Nos últimos quinze meses, Canadá, China, Dinamarca, Comissão da UE, Finlândia, França, Índia, Itália, Japão, México, a região formada pelos países nórdicos e bálticos, Cingapura, Coréia do Sul, Suécia, Taiwan, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido divulgaram suas estratégias para promover o uso e o desenvolvimento da IA.

ler mais

VÍDEOS

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial refere-se a sistemas computacionais e tecnologias que são capazes de simular a capacidade humana de aprender, raciocinar, adaptar e executar tarefas.

ler mais

O Algoritmo da Vida

Uma tecnologia desenvolvida por um analista de sistemas brasileiro está ajudando médicos e enfermeiros do Paraná a salvar vidas e a reduzir os casos de infecções graves, como a SEPSE, uma infecção generalizada. Com o uso de inteligência artificial, o programa “aprendeu” a identificar sinais da doença cruzando normas de protocolos internacionais e os históricos de 7 mil pacientes. Com a inserção de mais dados de pacientes, a tendência é o diagnostico ficar mais preciso.

ler mais

O ITI explica a Internet das Coisas

O ITI explica a Internet das Coisas, dispositivos conectados que podem melhorar significativamente a vida das pessoas. Ao conectar máquinas, objetos e sistemas cotidianos entre si e com a Internet, eles podem fornecer serviços transformadores para cidadãos, consumidores, empresas, governos e comunidades.

ler mais

O que são dados e qual a importância da sua livre circulação

Os dados têm um papel essencial no nosso dia a dia, nas reservas de passagens aéreas, em pagamentos com cartões, quando checamos a previsão do tempo ou buscamos o melhor caminho para um trajeto. Saiba mais sobre a sua importância e como eles circulam pelo planeta para que as soluções que usamos possam funcionar.

ler mais