#BRPaisDigitalvsCovid

Fonte: Eurofarma

Inteligência artificial ajuda na previsão de demandas de pacientes com suspeita de covid-19

A Eurofarma, farmacêutica multinacional brasileira que mais investe em inovação no Brasil, está apoiando a implantação da plataforma Laura Pronto-atendimento Virtual em dez hospitais do país. Lançado em março pela startup de inteligência artificial Laura, a ferramenta tem como principal objetivo otimizar tempo e recursos de saúde para o atendimento a pacientes com suspeita de covid-19.

A ferramenta permite que pacientes realizem uma triagem inicial on-line, seguindo os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, além de tirar as principais dúvidas. Com os dados dessa triagem virtual, os pronto- atendimentos têm acesso a uma plataforma digital, que permite a previsão de demanda por covid-19, isto é, quantos e quais pacientes já estão a caminho para atendimento e realização de testes, e se há sinais de gravidade relatados.

“Laura permite uma mineração de dados por meio de inteligência artificial, que é capaz de avaliar o grau de risco em atendimentos. Neste cenário em que os hospitais estão chegando a sua capacidade máxima, poder de alguma forma ajudar nesta gestão é importante para manter os cuidados com a saúde dos pacientes como prioridade, sem deixar de lado a gestão interna desses hospitais”, comenta Helton Carvalho, diretor de Empreendedorismo e Digital da Eurofarma.

“Essa solução terá um impacto muito relevante para evitar que os pronto-atendimentos fiquem saturados e que sejam foco de contaminação. Precisamos agora promover a tranquilidade das pessoas e usar a inteligência na gestão dos recursos de saúde disponíveis”, afirma Cristian Rocha, CEO da Laura.

A iniciativa tem o apoio da Eurofarma e do Instituto Laura Fressatto, organização sem fins lucrativos que tem o propósito de ajudar a salvar, com suporte da inteligência artificial.

Os hospitais que tiverem interesse em instalar a plataforma, devem entrar em contato pelo https://www.laura-br.com/.