Por José Felipe Ruppenthal*

 

É muito clichê falar que o 5G irá revolucionar a forma como conectamos e interagimos no mundo digital.

O mercado gerou uma grande expectativa nos consumidores e nas empresas, agora todos aguardam a massificação da tecnologia para que ela consiga fazer o seu papel, atingir o seu potencial e de fato trazer benefícios reais para as pessoas e empresas.

No meio dessa jornada podemos encontrar grandes desafios como o investimento em infraestrutura, legislação, segurança e claro, ter dispositivos 5G disponíveis no mercado.

Na época da implantação do 4G, o termômetro de massificação da tecnologia era simplesmente a quantidade de smartphones disponíveis (Sobe) versus preço (Desce).

Essa equação não é mais válida quando falamos do 5G, se olharmos apenas pelo prisma do 4G vamos voltar a explorar apenas o potencial do mercado B2C, deixando o ator principal de lado, as empresas (B2B). Agora de fato precisamos acompanhar a quantidade de dispositivos lançados que podem atender o mercado empresarial.

E estamos no caminho certo?

Dispositivos 5G disponíveis no mercado,

Conforme um relatório da GSACOM, fechamos o mês de fevereiro de 2023 com 1.840 dispositivos 5G anunciados globalmente pelos fabricantes, onde 1.472 já estão disponíveis comercialmente.

Isso mostra um crescimento de 53% na quantidade de dispositivos a venda comparando com fevereiro de 2022. Na época, apenas 68,4% dos dispositivos estavam disponíveis comercialmente, hoje esse número representa 80%.

No Brasil esse número é mais impactante, em fevereiro/22, apenas 16 smartphones com suporte a 5G estavam homologados pela ANATEL, hoje esse número cresceu 606% e atingimos a marca de 113 dispositivos. Mesmo assim, a quantidade de smartphones 5G homologados representa apenas 14% do total de dispositivos 4G (LTE) também homologados pela Anatel.

Tipos de dispositivos,

Os smartphones representavam 49,60% de todos os dispositivos 5G lançados em fevereiro/22 e hoje representam 51,60%. Já o número de dispositivos não smartphone (CPE, IoT etc) cresceu quase 39%, saindo de 643 para 891.

Essa lateralização é muito importante, mostra que de fato os fabricantes estão focando em entregar para o mercado dispositivos que também possam ser usados pelas empresas e não focadas no consumidor B2C.

Na era 4G, o smartphone representava quase 80% de todos os lançamentos nos 2 primeiros anos.

O preço dos dispositivos 5G,

Esse é um dos temas mais sensíveis no momento e um recente estudo da IDC Brasil mostrou que o consumidor brasileiro segue comprando aparelhos 4G por uma questão de renda.

Em 2023, um aparelho 4G custa em média cerca de R$ 1.300,00, já os celulares com suporte a 5G custam em média 148% mais caro, cerca de R$ 3.300,00 conforme o último relatório da GFK.

O valor médio de um aparelho com suporte a 5G reduziu 30% comparando com o início de 2022 e a expectativa é que os aparelhos 5G tenham uma nova redução nesse ano, mas não no mesmo patamar do ano anterior.

Essa redução será possível por causa dos investimentos dos fabricantes em inteligência artificial nos aparelhos que vão permitir modelos mais potentes a preços menores e pelo aumento da oferta.

Em contrapartida, as incertezas na China ainda causadas pelo COVID-19 e a guerra na Ucrânia estão gerando um impacto na cadeia de fornecimento aumentando os custos de produção.

Mas qual é a conclusão? Estamos no caminho certo?

Sim, todos os números mostram que de fato o ecossistema de dispositivos para o 5G está sendo construído e disponibilizado para extrairmos todo o potencial da tecnologia, agora resta deixar a mercado encaixar essas ofertas.

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*Associate Partner – Next Generation Networks and Edge Computing

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