#BRPaisDigitalvsCovid

Fonte: ABES

SENAI: o SENAI abriu mais de 100 mil vagas gratuitas em cursos de Ensino a Distância (EAD). Essas oportunidades de estudo são para qualificação profissional e técnica, com carga horária em torno de 20 horas. São disponibilizados cursos sobre Indústria 4.0, Empreendedorismo, Consumo Consciente de Energia, Finanças Pessoais, Segurança do Trabalho e outros temas interessantes. Inscreva-se! https://loja.mundosenai.com.br/senainacional/.

Samsung: o Samsung Ocean oferece cursos on-line gratuitos. As Inscrições para os módulos de capacitação tecnológica e desenvolvimento de soluções estão abertas. São destaques temas como inteligência artificial, , desenvolvimento de jogos e Internet das Coisas. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.oceanbrasil.com.

SAS (www.sas.com/br): a empresa disponibilizará por 30 dias mais de 100 cursos em ambiente on-line, visando à alta capacitação de profissionais e pessoas interessadas no uso de técnicas e ferramentas de análise de dados. O objetivo é permitir a capacitação tecnológica em programas, analytics, gestão de dados e outras competências de negócios. Para ter acesso aos cursos disponíveis, o interessado deve realizar um cadastro por meio do link, que dará acesso à plataforma educacional e aos cursos disponíveis por 30 dias. Os cursos são disponibilizados em inglês.

Sebrae/PR (https://www.sebraepr.com.br/): decidiu promover uma força-tarefa para atender digitalmente os empreendedores de micro e pequenas empresas em todo Estado, diante das medidas previstas para combater a pandemia do coronavírus (Covid-19). O contato com essa força de trabalho pode ser feito pelo portal do Sebrae/PR. Nele é possível acessar canais como WhatsApp, 0800 570 0800 e telefones regionais, nos quais o empresário tem acesso livre e gratuito a orientações, exemplos de outros empreendedores que encontraram soluções inovadoras, dicas de como lidar com a atual situação, além de cursos online com conteúdo diverso.

Instituto Êxito de Empreendedorismo (www.institutoexito.com.br): neste site, o usuário encontra cursos on-line gratuitos sobre tecnologia, marketing, saúde, exatas, humanas, ensino infantil e, claro, empreendedorismo. Todos são ministrados por sócios fundadores do Instituto, grandes nomes do empreendedorismo brasileiro, que transmitem conhecimento em suas áreas.

FGV Online (http://www5.fgv.br/fgvonline/): A Fundação Getúlio Vargas foi a primeira instituição brasileira a ser membro do OEC – Open Education Consortium, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet. Para ter acesso aos cursos que o FGV Online oferece acesse a página da instituição e confira as opções.

USP: Existem diversas plataformas na internet onde o público tem acesso ao conhecimento produzido na Universidade. São cursos livres, eventos e aulas gravadas nas mais diversas áreas do conhecimento. Conheça mais acessando o link: https://www5.usp.br/ensino/cursos-on-line/

Enap: A Escola Nacional de Administração Pública – Enap preparou uma lista de cursos a distância da Escola Virtual da Enap (EV.G) para fazer em casa, pensando em quem está na quarentena voluntária. São cursos gratuitos e abertos à sociedade, e todos emitem certificados. No total, são 156 cursos disponíveis atualmente na plataforma.

Trevisan Escola de Negócios:  disponibilizou, on-line e gratuito, quatro de seus cursos da grade executiva: liderança e inovação em economia digital, aplicações de data analytics (business analytics), contabilidade e gestão de custos e compliance, ética corporativa e prevenção a fraudes. Acesse o link  https://trevisanonline.com.br/  e confira.

IBM DigitalEdu: Uma plataforma gratuita online que contém uma série de vídeos curtos feitos com especialistas da IBM em diferentes tecnologias, distribuídos em duas temporadas. Na primeira, o programa apresenta de forma fácil o conceito de áreas como Inteligência Artificial, Cloud, Data Science entre outros, além de especialistas falando sobre essas profissões. Na segunda o aluno é capaz de seguir vídeos e aprender por exemplo como construir o seu próprio assistente virtual. Conheça mais acessando o link: https://www.research.ibm.com/university/br-pt/index.html

IBM Academic initiative: Portal gratuito para instituições acadêmicas. Com o foco em professores e alunos de instituições de ensino superior, o programa disponibiliza uma infinidade de recursos com alto valor no mercado de forma gratuita. De Cloud, Inteligência Artificial até CPLEX e SPSS, um software que oferece análise estatística avançada e material instrucional de como conseguir certificados reconhecidos pela IBM. Os professores e universitários têm acesso a um ambiente com todos esses recursos em: ibm.com/academic