#BRPaisDigitalvsCovid

Fonte: ABES

A ABES disponibiliza, a seguir, informações referentes às medidas necessárias de prevenção, planos de contingência e estudos em geral, com o objetivo de assegurar a continuidade dos serviços de TI essenciais para a sociedade. Caso tenha alguma informação adicional ou sugestões de ferramentas, envie para o e-mail chris@chris-santos.inf.br.

Orientações e melhores práticas em saúde e prevenção

Para alguns analistas, o impacto econômico dependerá em parte de como o público está reagindo ao vírus, especialmente adotando as medidas que evitam que a doença se espalhe mais rapidamente. Por isso, o portal da ABES compartilha para download:

16/03 – Guia desenvolvido pelo Jornal O Globo, que traz esclarecimentos e uma sessão de  perguntas e respostas.

13/03 –  Guia de Prevenção sobre o Coronavírus, divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo.

13/03 – Outro recurso indicado é o aplicativo com informações sobre o vírus e de combate às fake news, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, disponível para iOS e Android.

Ferramentas para videoconferência, soluções de segurança e aplicativos

17/03 – A Cisco disponibilizou a assinatura gratuita de sua ferramenta Webex, para videoconferência, que suporta até 100 participantes, por até 90 dias para quem ainda não é assinante da plataforma.

17/03 – A Microsoft disponibilizou gratuitamente o Microsoft Teams pelo prazo de 6 meses. O usuário só precisa fazer um cadastro com seu endereço de e-mail do Gmail ou Outlook. Entre as funcionalidades em destaque estão as reuniões agendadas para videoconferências, que poderão ser gravadas.

17/03 – A Google anunciou que os recursos avançados do Hangouts Meet, ferramenta de videoconferência. está disponível gratuitamente para quem é usuário do G Suite, até o dia 1º de julho de 2020. Com a ferramenta, é possível realizar reuniões com mais de 250 pessoas e transmissões ao vivo para mais de 100 mil espectadores. Além disso, ele permite gravar e salvar as chamadas no Google Drive.

17/03 – A empresa israelense SentinelOne liberou gratuitamente seu sistema de End Point Protection, baseado em inteligencia artificial para uso domestico e corporativo, permitindo que as empresas protejam o trabalho remoto à medida que o mundo combate o COVID-19. O SentinelOne será disponibilizado até 16 de maio de 2020.

16/03 – Tem dúvidas de como estabelecer um esquema de trabalho em home office? Esta matéria do Computerworld traz um apanhado de soluções e orientações para você ter um plano de contingências com foco no teletrabalho, visando as atividades e a segurança da informação.

Webinares, estudos e análises de impacto econômico

16/03 – Quem também desenvolveu um documento com um resumo sobre os impactos legais do coronavírus e sugestões de possíveis medidas mitigadoras nas diversas áreas do Direito foi o escritório Pinheiro Neto Advogados. Disponível para download aqui.

16/03 – A Consultoria EY divulgou um paper para responder a 3 questões principais: Como o COVID-19 está atrapalhando as organizações em todo o mundo?; Como sua organização deve avaliar e responder aos riscos relacionados ao COVID-19?; Como você pode liderar sua organização nesses tempos de incerteza? Saiba mais.

13/03-  A Mckinsey reconhece que o surto de coronavírus tem um impacto crescente na economia global e disponibilizou uma análise em seu site, com o objetivo de fornecer aos líderes empresariais uma perspectiva da situação e indicar as implicações em evolução para as empresas. Este conteúdo que será atualizado à medida que a situação passa por mudanças.

13/03 – Já o Gartner indica três ações de curto prazo para fornecer suporte a clientes e funcionários, garantindo a continuidade das operações, que podem ser consultadas neste link.

13/03 – A Singularity Universitty promoverá um summit virtual gratuito sobre o coronavírus entre os dias 16 e 18/03, com análise do atual quadro e as perspectivas e implicações que o Covid-19 traz para as relações sociais e econômicas. Para mais informações, acesse aqui.