NOTÍCIAS

Pará terá hospital público com tecnologia para prevenir erros médicos por medicação

Com o objetivo de prevenir a incidência de erros por prescrição de medicamentos em instituições públicas de saúde brasileiras, a Wolters Kluwer e a Salux acabam de firmar uma parceria com a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar para incorporar ao seu sistema de prontuário eletrônico do paciente (PEP) da Salux, o Medi-Span®, sistema de suporte à decisão de prescrição de medicamentos da Wolters Kluwer.

ler mais

Realidade virtual ajuda a simular rotinas médicas

O uso da realidade virtual é a nova aliada para o treinamento dos futuros médicos. A startup paulista MedRoom desenvolveu um game que utiliza essa tecnologia para simular um ambiente realista, de forma que o usuário se sinta totalmente imerso na prática da saúde.

ler mais

Big Data transformada em arquitetura em uma parede para IBM

A Synthesis Design + Architecture associou-se à Watson Analytics para projetar uma parede interna para o Watson Experience Center em San Francisco. O projeto, Data Moiré, gerou padrões vertiginosos criados por conjuntos de linhas sobrepostas, a partir do gasto mensal de consumidores com celulares. Big data afetando ambientes construídos.

ler mais

Aplicativo criado na USP ajuda alunos a estudar para o vestibular

Dificuldade para reter conteúdo, desmotivação e falta de tempo são preocupações constantes entre os vestibulandos. Para ajudar a resolver esses problemas, alunos do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP criaram o Ducante, aplicativo que quer tornar mais dinâmico o aprendizado nas escolas e cursinhos.

ler mais

Hackers criam aplicativos de combate à corrupção

Quando a administração pública compra um produto ou serviço é muito difícil para o cidadão comum saber se o Executivo pagou o preço justo ou se houve superfaturamento ou desvio de recurso público. Para prevenir a corrupção e o desperdício do dinheiro e melhorar o acesso aos dados públicos é que surgiu o Hack In Sampa, competição entre grupos de hackers.

ler mais

Cientistas criam inteligência artificial para detectar arma biológica

Pesquisadores do Korea Advanced Institute of Science and Technology desenvolveram uma inteligência artificial capaz de identificar a bactéria Bacillus anthracis. Ela é conhecida por causar o antraz, uma doença capaz de matar muito rapidamente, e já foi usada como arma biológica em mais de uma ocasião.

ler mais

Ficção científica em breve será realidade nos carros

Os modelos que se guiam sozinhos, sem ajuda do motorista, vão modificar completamente a relação entre pessoas e automóveis. Em vez de meio de mobilidade, o veículo vai se tornar um assistente pessoal, segundo a Bosch, empresa alemã que é a maior sistemista automotiva do mundo.

ler mais

Cetic.br pesquisa o uso de celular por alunos para a realização de atividades escolares

Pela primeira vez, a utilização de celulares por alunos em atividades escolares foi investigada pela pesquisa TIC Educação 2016, divulgada nesta quinta-feira, 3 de agosto, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O uso desse tipo de dispositivo em atividades escolares foi citado por 52% dos alunos de escolas com turmas de 5º ano, 9º ano, do Ensino Fundamental, e/ou 2º ano, do Ensino Médio, localizadas em áreas urbanas.

ler mais

Inovação digital para CNH entra em vigor a partir de fevereiro de 2018

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) foi aprovada nesta terça-feira (25), em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A CNH Eletrônica é a versão do documento com o mesmo valor jurídico da impressa, mas com vantagens adicionais, oferecendo aos cidadãos mais praticidade, por meio de aplicativo usado em smartphone.

ler mais

Cientistas criam tatuagem eletrônica que consegue gravar dados de pacientes

Cientistas japoneses conseguiram desenvolver um wearable ultrafino que consegue gravar dados através da pele. Em um artigo publicado na revista Nature Nanotechnology, os pesquisadores detalham o sistema que usa uma malha fina feita de um material chamado álcool polivinílico. O mesmo já é usado em lentes de contato e cartilagem artificial.

ler mais

Implantação de serviços digitais pode gerar economia de 97% aos cofres públicos

Experiências nacionais e internacionais sobre simplificação, eficiência, transparência e digitalização de serviços públicos foram apresentadas nesta quinta-feira (6) no X Congresso Consad de Gestão Pública. Com o tema “Quanto custam os trâmites públicos para a sociedade?”, o primeiro painel do dia mostrou resultados de estudos, tendências e estratégias que estão sendo adotadas para modernizar serviços prestados aos cidadãos.

ler mais

Estudo propõe prioridades para desenvolvimento da internet das coisas no país

Cidades inteligentes, saúde e rural devem ser as áreas prioritárias para iniciativas e políticas públicas que visem ao desenvolvimento da internet das coisas no Brasil, conforme definição apontada na segunda etapa do estudo técnico Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil realizado sob a coordenação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

ler mais

No Governo, apenas 32% dos serviços foram 100% digitalizados

Com mais de 100 milhões de brasileiros já conectados à internet, especialmente pelo celular, a demanda pela digitalização dos serviços pressiona o governo a acelerar iniciativas para a oferta de atendimento online. Mas o caminho ainda é longo: só um terço dos serviços públicos estão assim disponíveis.

ler mais

Software desenvolvido em MG contribui no diagnóstico de doenças genéticas

Um software criado por pesquisadores do Laboratório de Genômica Clínica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais (Gene) e com o Hospital Universitário Infantil de Dublin, é a prova de que entender o genoma humano e combinar sua análise à biogenética e à informática pode resultar em grandes benefícios à saúde da população.

ler mais

Aparelho brasileiro portátil faz exames médicos em minutos sem usar seringas

Foi lançada nesta quinta-feira (29/06) uma tecnologia que promete revolucionar – e baratear muito – os exames laboratoriais: o Hilab, da curitibana Hi Technologies. Trata-se de um aparelho portátil, do tamanho de uma base de liquidificador, capaz de ler, em 10 minutos, todas as informações médicas relevantes em um exame biológico – seja de sangue, fezes, urina ou saliva.

ler mais

Aluna com paralisia inspira app que facilita comunicação

Um aplicativo, chamado inicialmente de App Marina, promete facilitar a vida de mais de 470 mil pessoas – segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – que têm algum tipo de deficiência motora, como a paralisia cerebral, e têm dificuldade para se comunicar.

ler mais

As 100 cidades mais inteligentes (e conectadas) do Brasil

As capitais São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) foram eleitas as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. É o que mostra o ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems e publicado com exclusividade por EXAME.com.

ler mais

Hospital do Câncer Mãe de Deus vai utilizar Watson for Oncology para tratar pacientes com câncer

Os médicos do Hospital do Câncer Mãe de Deus, em Porto Alegre, contam com mais um “especialista” para auxiliá-los na definição do melhor tratamento para cada paciente. O novo integrante da equipe não é oncologista nem sequer formado em Medicina. Trata-se de um supercomputador que recomenda ao médico, em segundos, as melhores opções terapêuticas para cada caso, com base na análise de um banco de dados com milhões de evidências científicas.

ler mais

A robótica como auxiliar do ensino nas escolas

Segundo o professor Márcio Fessel, além de ser a solução para diversos problemas sociais, a robótica pode fazer a diferença em sala de aula: “Na hora de ensinar algo, podemos inovar e pensar na elaboração de problemas que possam ser resolvidos de forma rápida e prática pelos alunos, sempre propondo desafios…”

ler mais

Plano Nacional de Internet das Coisas lança nova pesquisa

O MCTIC lançou uma nova consulta para subsidiar o Plano Nacional de Internet das Coisas, em construção pelo governo federal. As contribuições serão usadas na elaboração de um mapa de empresas e instituições científicas e tecnológicas (ICTs) que ofertam tecnologias, produtos, serviços e soluções de IoT no Brasil. O prazo para participar da pesquisa é até o dia 16 de junho.

ler mais

Rio de Janeiro terá primeiro laboratório brasileiro de cidades inteligentes

Em uma iniciativa inovadora, será criado, no Rio de Janeiro, o primeiro laboratório brasileiro para pesquisas, testes e certificação de tecnologias a serem aplicadas nas chamadas cidades inteligentes. O projeto será desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Inmetro, que firmaram acordo de cooperação técnica.

ler mais

Jovem mexicano cria sutiã que detecta tumor na mama

Julián Rios, de apenas 18 anos, e mais três colegas idealizaram um sutiã com mais de 200 sensores que monitoram a temperatura, cor e textura das mamas de uma mulher. Higia Technologies, a empresa responsável pelo projeto, busca, por meio do uso do sutiã, melhorar a qualidade de vida das mulheres a partir do diagnóstico antecipado da presença de um possível tumor.

ler mais

Brasil está em 8ª lugar no ranking mundial de Dados Abertos

O Brasil subiu quatro posições no ranking mundial de Dados Abertos e agora ocupa a oitava colocação entre os países analisados pela Open Knowledge International. As ações do governo brasileiro também colocam o País como líder na abertura de dados na América Latina. A Política Brasileira de Dados Abertos é uma das ações do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) para transformar digitalmente o governo brasileiro.

ler mais

Lançado ao espaço satélite brasileiro que será usado para comunicações e defesa

Foi lançado ao espaço o primeiro satélite geoestacionário brasileiro para defesa e comunicações estratégicas. O lançamento, feito do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, foi acompanhado no Brasil pelo presidente Michel Temer e pelos ministros da Defesa, Raul Jungmann, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, na sede do VI Comando Aéreo Regional, em Brasília.

ler mais

Cinco tecnologias que vão transformar estradas em rodovias inteligentes

Aos poucos as estradas e rodovias brasileiras começam a se tornar mais inteligentes. Seja por meio de tecnologia própria ou importando aprimoramentos que já estão em operação nas estradas estrangeiras, principalmente americanas e europeias, as já famosas “smart highways”, muito mais sustentáveis, intuitivas e, principalmente, seguras fazem a vida do motorista muito mais fácil.

ler mais

Empresa de Internet das Coisas cuida da qualidade das comidas

As novas soluções desenvolvidas pela empresa Nexxto se basearam em IoT. “A tecnologia possibilita 100% de visibilidade em tempo real da temperatura e umidade de estufas, geladeiras, freezers, balcões refrigerados, câmaras frias e centros de distribuição. Os sensores identificam de forma preventiva falhas nos equipamentos, permitindo aos clientes saber, em tempo real e por meio de aplicativo no celular, relatórios e alarmes por e-mail e SMS, quando algum problema ocorre com a operação, evitando quebras de equipamentos, perdas de mercadorias e atendimento eficiente às normas e controles exigidos pela Vigilância Sanitária”, afirma Rossini.

ler mais

Cidade inteligente: Cotia vai investir na modernização dos serviços públicos

Uma cidade inteligente combina novas tecnologias de informação e comunicação, planejamento, recursos públicos e participação popular para a implementação e gestão de serviços que tragam benefícios à população em diferentes setores: educação, saúde, economia, segurança pública, saneamento, transporte, meio ambiente, entre outros.

ler mais

Lei que organiza base de dados das pessoas vai à sanção presidencial

A Justiça Eleitoral organizará uma base de dados nacional com informações de identificação de todos os cidadãos, para uso de todos os órgãos governamentais. A Identificação Civil Nacional (ICN) reunirá todas as informações de identificação do cidadão, como o Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o título de eleitor. A nova base dados será gerida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que garantirá o acesso à União, aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e ao Poder Legislativo. A integração da ICN ocorrerá ainda com os registros biométricos das polícias Federal e Civil.

ler mais

Com mais 600 km de fibras, Exército começa segunda fase do Amazônia Conectada

O Exército começa até o fim deste abril a segunda etapa do projeto Amazônia Conectada, empreitada que tem como meta lançar quase 8 mil km de fibras ópticas para interligar 52 municípios da região com fibras ópticas implantadas no leito dos rios amazônicos. A expectativa é de que em 24/4 comecem a ser lançados cabos subfluviais entre Manaus e Coari, em fase que também pretende ligar a capital do Amazonas à Novo Airão.

ler mais

ARTIGOS

Agile Brasil: rumo a uma estratégia digital

Revolução Digital, Indústria 4.0, Transformação Digital, Era Digital e Era da Disrupção, são alguns dos termos que escutamos com frequência por aí. Fato é que há uma sensação de que pessoas e organizações (sejam elas privadas, governamentais ou da sociedade civil) foram criadas e moldadas para viver em um mundo analógico. Mundo esse que, de repente, está para ser superado por uma nova sociedade digital.

ler mais

Fluxo de dados terá grande impacto na economia mundial

Na era digital, dados, metadados, sejam eles pessoais ou não, são as novas matérias-primas da economia. Coletá-los, minerá-los, transformá-los em informações úteis, nos vários campos da ciência, da economia, da vida cotidiana, gerarão as cadeias de valor do futuro.

ler mais

Por que dados precisam cruzar fronteiras e por que você deveria se importar

O movimento ou a transferência de informações entre servidores separados por fronteiras nacionais é essencial para a economia global. Cada um, desde indivíduos a grandes corporações, depende da transferência de dados. Eles precisam de liberdade de movimento para que você possa ter acesso a informações e serviços, onde quer que você esteja.

ler mais

Potencializando o poder dos dados

Muitos assumem que economias emergentes, como a do Brasil, não estão preparadas para aproveitar o poder dos dados. No entanto, isso não poderia ser uma impressão mais errada. Milhões de pessoas em países em desenvolvimento já estão vivenciando o impacto extraordinário que os dados estão causando em suas comunidades.

ler mais

Proteção de Dados Pessoais, o papel do Governo

Como agora o debate sobre privacidade e proteção de dados permeia a sociedade, o Congresso, Executivo e Judiciário, está na hora de voltar às origens do problema e discutir claramente o que são dados pessoais, metadados e o que de fato se entende por privacidade e o real papel do Governo.

ler mais

Prevendo o risco antes, durante e depois de um furacão

Para os fornecedores de seguros, compreender as dinâmicas de uma tempestade e a geografia da zona projetada de impacto é essencial para a operação dos negócios. Os provedores de seguros residenciais precisam saber quais dos seus imóveis segurados, comerciais e residenciais, estão no caminho de um furacão para determinar se eles possuem reservas suficientes para compensar as perdas potenciais.

ler mais

Sua privacidade importa! E sim, isso ainda existe.

Depois da criação do Marco Civil da Internet, em 2013, o tema da criação de uma Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais tem progressivamente ganhado evidência no Brasil. Hoje tramitam no Congresso, tanto na Câmara quanto no Senado, dois projetos de lei com tal finalidade. E para contribuir com esse debate, compartilho alguns pontos que julgo centrais para que nossa sociedade avance em direção à proteção da privacidade no contexto da revolução digital e dos benefícios e riscos a ela associados.

ler mais

Divulgação de dados pessoais e bloqueio de site

Quais os riscos de que dados pessoais em bases públicas sejam objeto de negociação ou divulgação, sem o devido consentimento, por sites e plataformas localizados em outros países? Que sanções e medidas poderiam ser adotadas para impedir estas práticas? Quais as consequências destes comportamentos? O julgado ora analisado envolve alguns destes desafios regulatórios do Marco Civil da Internet.

ler mais

Mais do que compartilhar informações

Estima-se que, neste ano, circulem cerca de 1.1 zetabytes de dados pela internet e que uma parcela significativa desse tráfego passe por ambientes governamentais. No Brasil, o governo tem enfrentado o desafio de unificar e disponibilizar um oceano de informações.

ler mais

Tinder eleitoral: você já encontrou seu candidato?

Você já definiu seus candidatos a prefeit@ e vereador@? Graças aos avanços da tecnologia, em especial da mobilidade dos smartphones, os eleitores têm cada vez mais recursos para se informar, monitorar e cobrar transparência dos processos eleitorais.

ler mais

É a tecnologia!

Estamos diante de uma oportunidade de mudar radicalmente a relação entre Estado e sociedade a partir da incorporação de tecnologias já disponíveis.

ler mais

Dados, a quem pertencem?

Os casos de bloqueio do serviço de mensagens instantâneas WhatsApp e mesmo a prisão do executivo do Facebook no Brasil neste ano trouxeram, mais uma vez, à tona uma questão pertinente à sociedade atual que parece estar longe de se chegar a um consenso: segurança x privacidade.

ler mais

7×1 Tecnológico?

Mesmo que você more num pequeno município do interior de Tocantins e nunca tenha saído de lá, se você é um usuário da internet (e certamente é), sem dúvidas você já cruzou oceanos para acessar ou armazenar informações.

ler mais

Médicos usam sites de busca e redes sociais para mapear doenças

Há um lado positivo no uso xereta dos “grandes dados” (“big data”) que se tornou uma nova linha de pesquisa em saúde pública: a epidemiologia digital, o uso de informações eletrônicas para mapear surtos e epidemias de doenças infecciosas, ou mesmo ajudar a diagnosticá-las e tratá-las.

ler mais

Brasil, País Digital

Achar um ponto de equilíbrio entre privacidade e o acesso a informação é um dos maiores desafios das empresas e governos no mundo todo.

ler mais

Autonomous taxis may soon be coming to Singapore

One of the challenges of successfully deploying autonomous cars in major, congested cities is the sheer logistical hurdles involved in introducing driverless cars onto streets that in some cases are hundreds of years old.

ler mais

Singapore aims to become the world’s first smart city-state

In keeping with global cities like Los Angeles and London, the idea behind the Smart Nation effort is to meld technology incubated in the private sector with government efforts to ensure resilience amid turmoil linked to rapid urbanization, climate change, public health, unaffordability or any number of other risks.

ler mais

Internet das Coisas x Privacidade: como se proteger?

De acordo com uma pesquisa realizada pela HP Security Research, grupo independente de pesquisa em segurança com reconhecimento global, 70% dos aparelhos ligados à ‘Internet das Coisas’ têm falhas graves de segurança e estão sujeitos a ataques de hackers.

ler mais

VÍDEOS

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial refere-se a sistemas computacionais e tecnologias que são capazes de simular a capacidade humana de aprender, raciocinar, adaptar e executar tarefas.

ler mais

O Algoritmo da Vida

Uma tecnologia desenvolvida por um analista de sistemas brasileiro está ajudando médicos e enfermeiros do Paraná a salvar vidas e a reduzir os casos de infecções graves, como a SEPSE, uma infecção generalizada. Com o uso de inteligência artificial, o programa “aprendeu” a identificar sinais da doença cruzando normas de protocolos internacionais e os históricos de 7 mil pacientes. Com a inserção de mais dados de pacientes, a tendência é o diagnostico ficar mais preciso.

ler mais

O ITI explica a Internet das Coisas

O ITI explica a Internet das Coisas, dispositivos conectados que podem melhorar significativamente a vida das pessoas. Ao conectar máquinas, objetos e sistemas cotidianos entre si e com a Internet, eles podem fornecer serviços transformadores para cidadãos, consumidores, empresas, governos e comunidades.

ler mais

O que são dados e qual a importância da sua livre circulação

Os dados têm um papel essencial no nosso dia a dia, nas reservas de passagens aéreas, em pagamentos com cartões, quando checamos a previsão do tempo ou buscamos o melhor caminho para um trajeto. Saiba mais sobre a sua importância e como eles circulam pelo planeta para que as soluções que usamos possam funcionar.

ler mais