A ONG Minha Campinas quer criar o Vota São Paulo: um site que vai mostrar uma lista das candidatas e candidatos a deputado federal e estadual que mais combinam com o eleitor/a. É tipo um Tinder das eleições. Para isso, a pessoa responderá a uma série de questões e o Vota SP vai mostrar quais candidatas(os) mais combinam com as suas respostas.

Com o Vota SP a ONG quer ajudar todo o Estado de São Paulo a votar mais consciente, fornecendo informações de como pensam candidatas(os). Para o candidato(a) também será uma forma de se apresentar para a sociedade sobre questões relativas à: saúde, educação, cultura, direitos humanos, dentre outros. Além disso, será possível ao eleitor acompanhar se o político eleito está votando de acordo com as suas respostas ao Vota SP.

A Minha Campinas quer repetir com o Vota SP o sucesso do Vota Campinas, que ajudou mais de 7 mil eleitores a escolherem seu vereador(a) na cidade de Campinas nas últimas eleições municipais de 2016. Confira reportagem EPTV de 2016 aqui.

Para colocar o Vota SP no ar foi lançada uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar R$ 30 mil reais antes do início da Copa. Qualquer pessoa pode contribuir a partir de qualquer valor. A campanha é do tipo “tudo ou nada”, isto é, se a meta não for atingida, o dinheiro volta para os apoiadores. A Minha Campinas espera aproveitar o espírito da torcida brasileira, que adora futebol, para incentivar o voto consciente e fazer do paulista também especialista em eleição.

A campanha do Vota SP está no site da Benfeitoria, uma plataforma de financiamento coletivo que já ajudou a captar para mais de 1.500 projetos, com o apoio de mais de 180 mil pessoas.