Para acompanhar o andamento de ações do Supremo Tribunal Federal (STF), o portal JOTA construiu uma ferramenta para monitorar os principais processos em tramitação por lá.

O robô, batizado de Rui, soará um alerta automático via Twitter quando estes processos fizerem aniversário ou completarem períodos específicos sem movimentação. Para acompanhar esse monitoramento, basta seguir o perfil @ruibarbot no Twitter.

O bot vai monitorar processos do STF todos os dias e contabilizar há quanto tempo eles estão parados. Esta tecnologia pode ser usada para acompanhamento de ações em qualquer tribunal.

O acervo da Corte Suprema é bastante grande e estima-se que existam cerca de 36 mil ações. Entretanto, o Rui vai acompanhar uma lista de 289 processos previamente estabelecidos pelo JOTA, selecionados em função do potencial de impacto da decisão na sociedade. A ideia é, paulatinamente, acrescentar novos processos, sendo que os organizadores aceitam sugestões de acompanhamento de alguma ação específica, que podem ser enviadas para o e-mail: contato@jota.info.

BulletOutros casos na área de Transparência e Participação Popular