O Portal e-Democracia, desenvolvido pelo Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados no Brasil, visa incentivar a participação da sociedade no debate de temas importantes para o país, através de uma plataforma online, para tais discussões resultem em propostas de lei que contribuam para a formulação de políticas públicas mais realistas e implantáveis.

O Portal é dividido em dois grandes espaços de participação: as Comunidades Legislativas e o Espaço Livre. No primeiro, o usuário tem a possibilidade de participar de debates de temas específicos, normalmente, relacionados a projetos de lei já existentes. As Comunidades oferecem diferentes instrumentos de participação, como, por exemplo, fóruns, wikilegis, biblioteca virtual e audiência pública interativa. Também, proporciona orientações quanto ao andamento da matéria no Congresso Nacional. Já no Espaço Livre, a sociedade pode definir um tema para debate e iniciar a discussão.

Ambos os espaços são acompanhados pelos parlamentares envolvidos com as matérias em questão, para que eles possam considerar essas informações para tomar as suas decisões.

BulletOutros casos na área de Transparência e Participação Popular