Crédito: Andriei Guerrero Gutierrez

No dia 23/05, foi realizada cerimônia no Palácio do Planalto para lançar o programa “Governo Digital: Rumo a um Brasil Eficiente”, que tem como objetivo simplificar e melhorar o atendimento do Estado aos brasileiros. Dessa forma, foram apresentados alguns serviços digitais, como o GovData, plataforma de integração dos bancos de dados do Governo; o aplicativo Sine Fácil, para encontrar vagas de emprego; a CNH Digital; e o Meu INSS, Central de serviços do Instituto, que permite diversas ações não presenciais.

O Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Esteves Colnago, afirmou que o Ministério, em parceria com toda a administração pública, está trabalhando para modernizar o Governo e torná-lo verdadeiramente digital. Entre as iniciativas de digitalização de serviços, está o portal “serviços.gov.br”, que disponibiliza mais de 1600 serviços aos cidadãos, sendo 500 totalmente digitais. A meta é fazer com que outros 100 serviços sejam 100% digitais até o final de 2018. No portal é possível ter informações sobre todos os serviços públicos e enviar sugestões sobre eles. Além disso, Colnago citou o Documento Nacional de Identificação como sendo um dos avanços do governo por ser a junção de vários documentos em apenas um absolutamente digital.

De acordo com o Presidente Michel Temer, é preciso atender às novas necessidades da sociedade, com um Governo eletrônico acessível, com linguagem mais fácil e portais mais intuitivos e simples, para que os cidadãos percebam o Estado cada vez mais ágil e eficiente. Segundo Temer, simplificar, acelerar e desburocratizar os serviços públicos, faz parte da reconstrução do país; e para acompanhar a revolução digital, é preciso utilizar a tecnologia a favor das pessoas, tornando a administração pública dinâmica e o Estado brasileiro moderno.