Fonte: Fundação ArcelorMittal

Iniciativa promovida pela Fundação ArcelorMittal, Fundação Banco do Brasil, AVSI e Tríade Educacional vai premiar projetos STEAM desenvolvidos em escolas públicas de todo o país

Gabriel Araújo Alunos da Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio, de Piracicaba (SP), vencedores do Prêmio Liga STEAM 2022, na categoria Ensino Fundamental

 

Como a tecnologia e a engenharia podem ser aliadas na construção de soluções inovadoras visando o desenvolvimento sustentável de sua comunidade? É esta a pergunta que o Prêmio Liga STEAM busca responder em 2023. Com o tema “8 bilhões de motivos para mudar o presente. Sua contribuição para o planeta começa em sua comunidade”, a competição está com inscrições abertas até o dia 04 de junho.

Podem se inscrever professores de escolas de todo o país, planejam desenvolver com suas turmas projetos dentro da abordagem STEAM. E, este ano, o Prêmio Liga STEAM traz uma novidade. Agora, a competição é exclusiva a escolas públicas, sejam elas municipais, estaduais ou federais. Além disso, a Educação Infantil foi incluída, considerando a etapa da pré-escola, que envolve estudantes a partir de 4 anos, que se junta ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. Serão premiados 3 projetos envolvendo esses segmentos.

O Prêmio Liga STEAM tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos STEAM nas escolas do Brasil. A proposta é que professores e estudantes aprofundem seus estudos em temas relevantes à sociedade, desenvolvendo soluções para a comunidade escolar com foco, principalmente, na Sustentabilidade e na Educação Ambiental. Professores que inscreverem suas turmas terão acesso a uma formação STEAM exclusiva, conduzida pela Tríade Educacional. No ano passado, 1.800 projetos, de quase 800 escolas em todos os cantos do país foram inscritos.

As premiações incluem a montagem de brinquedotecas ou laboratórios de robótica, pesquisa e inovação montados nas escolas vencedoras, de acordo com as categorias de inscrição. O Prêmio Liga STEAM é uma iniciativa que integra a Liga STEAM, uma estratégia criada pela Fundação ArcelorMittal, com o objetivo de conectar parceiros relevantes para somar forças para investir na educação do Brasil. Em 2023, já é um dos maiores programas de formação gratuita de educadores em STEAM do país, que tem aliança com parceiros importantes, como a Fundação Banco do Brasil, a AVSI Brasil e a Tríade Educacional. “Temos muito orgulho de ter uma rede tão relevante reunida em torno da Liga STEAM. O futuro do país passa, necessariamente, pela educação, e começando a investir nela hoje, certamente estamos trabalhando por um amanhã melhor”, diz Herik Marques, diretor-superintendente da Fundação ArcelorMittal.

O que é STEAM – STEAM é uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Amplamente difundida em diversos países do mundo, como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, a abordagem STEAM envolve os estudantes com a resolução de problemas e promove uma experiência significativa em sala de aula mais conectada com os desafios dos dias atuais. Ela tem gerado bons resultados quando o assunto é valorização do protagonismo dos estudantes e a aplicação de conhecimentos integrando habilidades de diferentes áreas. Implementada por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a abordagem busca formar estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio para resolução de desafios reais e que construam conhecimentos, apoiados pelo educador, de forma significativa.

Serviço:

Prêmio Liga STEAM
Inscrições até 04 de junho
Informações, edital e inscrições em www.ligasteam.com.br

Compartilhe