Fonte: Gazeta do Povo

Visão geral da nova fábrica de solda de cabinas da Scania, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.| Foto: LUCIANO VICIONI/WM/Divulgação Scania

Na indústria 4.0, a inovação não está presente apenas na automação e na adoção da inteligência artificial. Além de novas tecnologias, há um conjunto de metodologias – incorporadas já há alguns anos por startups – que passaram a ser aplicadas também na manufatura para torná-la mais eficiente e menos onerosa.

A manufatura enxuta é uma filosofia de gestão focada na melhora de gestão, redução de desperdícios e aumento da produtividade – avanços fundamentais para uma indústria se manter competitiva no mercado hoje em dia.

A sondagem especial “Manufatura Enxuta na Indústria de Transformação Brasileira” realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) com 2.338 indústrias de transformação do Brasil neste ano aponta que os setores de veículos automotores, equipamentos de informática e metalurgia são os que mais aplicam as técnicas. Os que menos adotam a metodologia, por outro lado, são os de alimentos, artefatos de couro e móveis.”

Leia em: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/metodologia-enxuta-startup-aumentar-produtividade-industria/