Fonte: Escola da Nuvem

Por meio do Programa AWS re/Start, jovens de baixa renda com mais de 16 anos terão a oportunidade de obter capacitação e certificação em nuvem para começar na área tech

Quem tem o sonho de conhecer a área de Tecnologia, se aprimorar e conseguir um emprego, principalmente no setor de nuvem, tem mais uma chance a partir de agora. A Escola da Nuvem, organização sem fins lucrativos que busca a educação e empregabilidade de pessoas acima de 16 anos em situação de vulnerabilidade social, juntamente com a Universidade São Judas, vai oferecer gratuitamente o programa AWS re/Start, uma iniciativa para educar e descobrir talentos que queiram atuar na área de cloud.

O curso é ministrado por instrutores e profissionais da Escola da Nuvem que já possuem certificação AWS. As inscrições para o processo seletivo vão até 15 de agosto. As aulas começarão em 22 de agosto e irão até o final de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30, de forma online e síncrona. Ao longo das aulas, além de desenvolverem capacidades técnicas, os estudantes também terão suporte sobre competências socioemocionais, carreira e desenvolvimento no ambiente de trabalho.

O programa AWS re/Start garante orientação sobre as melhores formas de desenvolver currículos e ainda considera o preparo para reuniões com empregadores e entrevistas de emprego. Por meio de exercícios que simulam o real, os estudantes desenvolvem habilidades básicas sobre Linux, Python, redes, segurança, banco de dados, automação e as principais habilidades da Nuvem AWS. Ao final, após avaliação, todos que obtiverem desempenho e frequência receberão certificado.

Como se inscrever

As inscrições estão abertas e são gratuitas. Podem se inscrever jovens com mais de 16 anos que possuam renda per capita de até 2 salários mínimos. Além disso, é preciso ter um computador ou notebook com acesso à internet ou ter disponibilidade de acompanhar as aulas em um dos laboratórios de informática da Universidade São Judas nas unidades Mooca, Paulista e Unimonte (Santos). As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita no portal da São Judas: https://www.usjt.br/noticias/re-start-aws/.

Por que escolher a área de Tecnologia e Cloud Computing? 

Ana Letícia Lucca, CEO da Escola da Nuvem, explica que o papel da entidade é ajudar os alunos a dar o primeiro passo para ingressarem na área de tecnologia, “especialmente em cloud ou outras áreas que precisam de conhecimento nessa ferramenta. O foco é gerar oportunidades com empresas parceiras em vagas de entrada, como analista júnior, trainee e estágio”, explica a CEO da Escola da Nuvem, Ana Letícia Lucca.

Segundo ela, um profissional que estuda computação em nuvem pode atuar em diversas áreas, como suporte técnico, administração de sistemas em nuvem, análise de dados e segurança. “Com o tempo e a experiência, o profissional pode progredir para funções de nível sênior em áreas como arquitetura de nuvem, gerenciamento de projetos em nuvem, entre outras”, diz Ana Letícia.

E, atualmente, há diversos benefícios em apostar e atuar no setor de tecnologia para formar uma carreira. Dentre elas, Ana destaca a boa remuneração, oportunidade de crescimento e flexibilidade. “Os especialistas em cloud são altamente valorizados e geralmente recebem salários acima da média do mercado de TI. [Por exemplo], para vagas [de nível] júnior, o salário médio é de R$2500. Além disso, a nuvem é uma tecnologia em constante evolução, então os profissionais têm muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento de carreira, além de poderem trabalhar remotamente e, muitas vezes, terem horários flexíveis”, finaliza a CEO da Escola da Nuvem.

Compartilhe