Fonte: NIC.BR

Iniciativa do CGI.br, NIC.br e SaferNet Brasil abre inscrições para nova turma que ocorrerá em 03/05

Voltado a educadores, coordenadores e dirigentes escolares, o Curso de Capacitação para o Uso Consciente e Responsável da Internet, que tem o objetivo de oferecer aos participantes capacitação e subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que estimulem o uso seguro, consciente e responsável da Internet, recebe inscrições gratuitas para a próxima turma, que acontecerá no dia 03 de maio, em São Paulo. A iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da SaferNet Brasil, terá 50 vagas disponíveis e as inscrições serão realizadas por meio do endereço: http://www.cursointernetcomresponsa.nic.br/.

Essa é a segunda de quatro turmas programadas para 2018 (as outras duas ocorrerão em 24/08 e 19/10). Entre os temas que fazem parte da programação do Curso estão o cenário nacional de uso da Internet por crianças e adolescentes; os princípios para a governança e uso da Internet do CGI.br e do Marco Civil da Internet; a cidadania e direitos humanos on-line; recomendações para reduzir os riscos e proteger contas e dispositivos; exposição excessiva na Internet, liberdade de expressão e danos à imagem, cyberbullying, riscos com a prática de nudes/sexting e desafios violentos; além de dar orientações sobre como denunciar e acessar canais de ajuda para situações no âmbito escolar.

Kelli Angelini, gerente da assessoria Jurídica do NIC.br e uma das idealizadoras da iniciativa, destaca a importância da disseminação de conteúdo entre professores como instrumento preventivo. “A Internet é um espaço de convivência de todos. Os professores, tanto quanto os pais e responsáveis, precisam conhecer os riscos, saber orientar para o uso consciente e, dessa maneira, evitar danos efetivos”. Na mesma linha, Rodrigo Nejm, diretor de Educação da SaferNet Brasil e também um dos idealizadores do curso, reforça que “o debate e capacitação dos educadores contribui para que a pauta do uso seguro e responsável seja incorporada à rotina diária escolar”.

A primeira turma do Curso se reuniu no dia 27 de março, em São Paulo. Grace Gonçalves, responsável pela área de tecnologia educacional do Colégio Miguel de Cervantes e uma das participantes da capacitação, ressaltou a atualidade e pertinência dos temas discutidos. “Os tópicos abordados no Curso fazem parte do dia a dia da escola. É um espaço para adquirir novos conhecimentos, refletir sobre as atividades pedagógicas realizadas e levar várias sugestões para aprimorar esse trabalho”, pontuou. Cristiane Reis, coordenadora de tecnologia da Associação pela Família, entidade mantenedora de escolas e núcleo sócio assistenciais, que também participou da primeira turma, observa que “Os dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil, apresentados durante o Curso, são importantes para entender como as crianças e adolescentes usam a Internet. É fundamental trazer essa discussão para dentro da escola, pois a Internet está presente o tempo todo por meio do celular”, enfatizou.

Comprometidos com a promoção do uso consciente e responsável da Internet, o CGI.br e NIC.br disponibilizam gratuitamente para download Guias educativos específicos para diferentes públicos: crianças; adolescentes; educadores, pais e responsáveis; e pessoas acima de 60 anos. Acesse: http://internetsegura.br/. A SaferNet Brasil também disponibilizada uma série de materiais sobre o assunto.

Anote na Agenda
Curso de Capacitação para o uso consciente e responsável da Internet
Data: 03 de maio (quinta-feira), a partir das 8h30
Local: Edifício Bolsa de Imóveis
Av. das Nações Unidas, 11541, 6º andar, São Paulo, SP
Inscrições gratuitas: http://www.cursointernetcomresponsa.nic.br/