Uma startup brasileira focada no desenvolvimento de projetos e soluções em blockchain para negócios. Essa é Growth Tech, que desenvolveu a plataforma Notary Ledgers, uma solução pioneira baseada em blockchain direcionada para a realização de transações cartorárias no ambiente virtual, como emissão de procurações, registro de imóveis e escrituras.

Para evitar as idas e vindas aos cartórios, o primeiro passo do usuário ao acessar a Notary Ledgers pela primeira vez é a realização da verificação de sua identidade, por meio do envio de fotos dos documentos e uma imagem de seu próprio rosto, ou seja, será utilizada a tecnologia de reconhecimento facial, com o intuito de evitar fraudes futuras.

A partir da criação desta identidade virtual na plataforma, o usuário poderá informar o que precisa e o documento já é estruturado automaticamente, com base nos dados fornecidos.

Posteriormente, o serviço solicitado é validado pelos cartórios que integram a rede e os históricos são registrados em uma blockchain, com a garantia de que a operação preencherá todos os requisitos de existência, de validade e de eficácia de um ato jurídico. A blockchain é, atualmente, reconhecida como uma tecnologia de segurança que garante bancos de dados de transações descentralizados, imutáveis e confiáveis.

A Notary Ledgers atua como uma intermediária que aproxima o cidadão e o cartório. Por isso, todas as transações continuam sendo validadas e intermediadas pelos cartórios, assim como acontece no meio físico. Para sua expansão, os empreendedores da Growth Tech contam com a adesão de mais cartórios à plataforma nos próximos anos e a popularização do serviço junto à população.

BulletOutros casos na área de Negócios