Fonte: Governo do Estado de São Paulo

A biblioteca digital do Governo do Estado de São Paulo já soma mais de 87 mil cadastros de usuários que, juntos, atingem mais de 150 mil horas de leitura

A BibliON comemora a marca de 100 mil empréstimos de livros na plataforma. Lançada oficialmente em junho deste ano pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, tem o objetivo de ampliar o acesso e estimular o hábito de leitura da população. O serviço conta com um acervo de mais de 16 mil títulos e uma grade de atividades culturais composta por clubes de leitura e oficinas de capacitação. Entusiastas da leitura podem aproveitar para colocar a leitura em dia a qualquer hora e em qualquer lugar.

Ao todo foram mais de 150 mil horas de leitura, o que corresponde a uma média de 7,6 horas por leitor. No Estado de São Paulo, a capital, Campinas, Guarulhos e Santo André estão no topo da lista das cidades com o maior número de empréstimo no aplicativo. O total de sócios cadastrados passa dos 87 mil, sendo formado por mais de 60% por mulheres, de todas as idades. Em relação aos títulos mais emprestados, figuram nas primeiras colocações: O Amor Não é Óbvio – de Elayne Baeta, O Peso do Pássaro Morto – de Aline Bei, 1984 – de George Orwell e A Canção de Aquiles – de Madeline Miller.

A BibliON é uma biblioteca pública, do mesmo modo que a Biblioteca São Paulo, no Parque da Juventude, e a Biblioteca Parque Villa-Lobos. Tem, portanto, o mesmo status e importância das demais bibliotecas estaduais e do Sistema Estadual de Bibliotecas. E funciona do mesmo jeito: faz empréstimos de livros para ampliar o acesso e estimular a leitura. A diferença é que realiza isso online, para alcançar os 645 municípios do Estado de São Paulo. É uma instituição de caráter contínuo e permanente”, afirma Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.”A BibliON se insere dentro dessa visão do desafio de fazer de São Paulo e do Brasil um estado e um país de leitores, incentivando o hábito da leitura e ampliando as opções de livros“.

“Estamos animados com a marca atingida pela BibliON e continuamos trabalhando para que esse número seja ainda maior. Nosso propósito sempre foi ampliar o acesso e estimular o direito à leitura, fazendo com que a população tenha um serviço prático e gratuito à disposição”, diz Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, organização social responsável pela gestão do projeto. Para Pierre, usar celulares, tablets e computadores, artigos amplamente utilizados na atualidade, podem aumentar o alcance e incentivar a população a se aventurar pelo mundo das palavras.

Todos os livros estão disponíveis sem custo e a leitura é inclusiva a partir de uma série de recursos, como ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada para saída em áudio do texto. E, ainda, é possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular.

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. Abaixo destaques dos livros mais procurados.

O amor não é óbvio – Elayne Baeta

Amores platônicos, segredos inconfessáveis, perseguições pela cidade, traição… poderia ser um roteiro de novela, mas é só a vida real de uma adolescente comum.  Íris tem 17 anos e está viciada na novela Amor em atos. Ela assiste a todos os episódios ao lado de sua vizinha de 68, Dona Símia, que se tornou sua segunda melhor amiga. É claro que Poliana, que ocupa o primeiro lugar, não pode nem sonhar com isso! Além de ser extremamente ciumenta, Polly anda muito preocupada com a completa falta de interesse de Íris por tudo o que julga prioritário: a festa de formatura e perder a virgindade. Mas isso está prestes a mudar: Cadu Sena, o menino mais gato do colégio São Patrique e sua paixão platônica, finalmente está solteiro. Essa é a chance de Íris. Mas antes ela precisa entender o que levou a namorada de Cadu a deixá-lo por uma garota, Édra Norr. Seria o corte de cabelo moderno? Os olhos castanhos-escuros? A postura levemente torta? Os pelinhos na nuca? O talento musical? Montada em sua bicicleta, Íris vai cruzar São Patrique na missão científica de descobrir tudo sobre Édra, e não vai demorar para se enredar também nos encantos… da garota! Realmente, o amor não é nada óbvio.

O peso do pássaro morto – Aline Bei

A vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético. É assim O peso do pássaro morto, romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor que é feita.

1984 – George Orwell

Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário. Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante na Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro.

A Canção de Aquiles – Madeline Miller

Quando a glória de um semideus encontra o amor de um príncipe. Sucesso internacional, com mais de um milhão de cópias vendidas, em nova edição! MAIS DE 30 SEMANAS CONSECUTIVAS NA LISTA DE MAIS VENDIDOS DO THE NEW YORK TIMES Grécia Antiga, o lar de deuses e reis. Pátroclo, um jovem e tímido príncipe, acaba exilado no reino de Fítia, após um acontecimento trágico. Em seu novo lar, longe de tudo o que conhecia, ele encontra Aquiles – filho do rei e da deusa Tétis. Aquiles é tudo o que Pátroclo não é: extraordinário em todos os sentidos, belo e com um futuro brilhante já delimitado por uma profecia. Mesmo com essas diferenças, eles desenvolvem uma conexão profunda e se tornam inseparáveis. Durante anos, passam a vida assim, lado a lado, crescendo juntos. E, quando se tornam jovens adultos, esse relacionamento muda para algo ainda mais intenso. A vida idílica que levam é interrompida quando surge a notícia de que Helena de Esparta foi raptada e que os homens gregos devem partir imediatamente para Troia a fim de libertá-la. Aquiles vê nessa guerra a oportunidade perfeita para enfim cumprir seu destino heroico e decide deixar para trás a corte e seguir para a batalha. Pátroclo, movido pelo amor que sente por Aquiles, o acompanha. No entanto, mal sabem eles que, além de glória e amor, o destino também tem reservado uma grande dose de sacrifícios. Baseada na Ilíada de Homero, A canção de Aquiles já encantou centenas de milhares de leitores ao redor do mundo. É uma história sobre o poder do amor e a força do destino, mas também das grandes batalhas entre deuses e reis, de paz e glória, de fama eterna e dos segredos do coração humano. “Miller se mantém fiel aos mitos gregos e ao trabalho de Homero ao mesmo tempo em que preenche as lacunas da história de maneira criativa e convincente. Ela traça a amizade e o suposto romance entre Pátroclo e Aquiles de maneira a destacar o lado humano da guerra de Troia.” – RICK RIORDAN

BSP Digital

A BibliON é a extensão de um projeto piloto iniciado em dezembro de 2020 e que disponibilizou pouco mais de mil obras. Em mais de um ano de atividade foram realizados mais de 27 mil empréstimos de livros.

Compartilhe