Fonte: Banco do Brasil

Investimento é o maior já feito em uma govtech na América Latina

O BB anuncia investimento na startup Aprova Digital, govtech especializada em soluções de automatização de processos para prefeituras. Liderada pela Astella e VOX Capital, gestora do fundo de corporate venture capital de impacto BB Impacto ASG, a rodada Seed no valor de R$ 22,5 milhões, também teve participação da Endeavor e do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Trata-se da maior rodada de investimentos em uma govtech da América Latina.

Para Fausto Ribeiro, presidente do Banco do Brasil, o investimento no Aprova Digital vai contribuir para estreitar o relacionamento do Banco com o setor público ao mesmo tempo em que fortalecerá o processo de transformação digital do BB.

“As soluções do Aprova Digital carregam consigo inovações que podem transformar e acelerar os processos internos de prefeituras, gerando ganhos de eficiência significativos. Para o cidadão, isso significa um atendimento mais rápido, resolutivo e seguro”, comenta Ribeiro. “A melhora na experiência do usuário, tanto as prefeituras como os cidadãos que se beneficiam das inovações do Aprova Digital, está no cerne do que buscamos com o nosso programa de corporate venture capital”, complementa o presidente do BB.

O BB Impacto ASG, fundo de Corporate Venture Capital do Banco do Brasil sob gestão da VOX, tem como objetivo investir e impulsionar startups de base tecnológica que geram impacto positivo para a sociedade em geral e para o meio ambiente, priorizando empresas nos estágios Seed e Série A.

Fundada em 2017, o Aprova Digital é uma plataforma para tramitação digital de processos em órgãos públicos, simplificando o atendimento aos cidadãos que precisam acessar os serviços municipais, ao mesmo tempo em que reduz sensivelmente os custos operacionais das prefeituras e agrega mais segurança e celeridade nos seus processos. A govtech já ajudou mais de 75 cidades brasileiras a economizarem mais de 300 mil toneladas de papel e R$ 50 milhões dos cofres públicos. Atualmente, cerca de 21 milhões de brasileiros são impactados pelas soluções modulares do Aprova Digital ao utilizarem os serviços governamentais por meio da plataforma.

“Viramos uma chave que nos coloca na vanguarda de um mercado tão promissor quanto carente de tecnologia. O futuro dos serviços governamentais é proporcionar uma experiência tão eficiente e positiva quanto a já vivenciada (e aprovada) pelo cidadão no setor privado”, afirma Marco Antônio Zanatta, CEO do Aprova Digital.

A VOX Capital é a primeira gestora especialista em investimentos de impacto do Brasil e já fez mais de 50 aportes em startups. “O Aprova Digital tem uma solução potente que melhora a utilização de recursos públicos e a relação cidadão-governo. Alinhada à tese de investimentos do CVC e à vocação do BB, o investimento contribuirá para a criação de novas oportunidades e soluções que, não só trarão resultados financeiros e melhoria na eficiência, mas também impactos positivos para o usuário.”, afirma Marcos Olmos, sócio da VOX Capital.

“Além de acreditarmos no time, na tese de investimento e na oportunidade do mercado govtech no Brasil, a empresa vem crescendo de forma acelerada com uma gestão de capital eficiente. As perspectivas são as melhores”. destacou Marcelo Sato, sócio da Astella, gestora que coliderou a rodada com a VOX.

Compartilhe