Fonte: Ministério da Economia

Cristiano Heckert participou do lançamento da ferramenta. Foto: Portal Solicitta

Robô com inteligência artificial aprende com o usuário, o que promoverá o aperfeiçoamento da ferramenta

Empresários que fornecem bens e serviços ao Executivo federal, pregoeiros, servidores públicos e cidadãos passaram a ter acesso a um novo assistente virtual, a partir do dia 19 de março de 2019: a LIA (Logística com Inteligência Artificial). Essa nova ferramenta de comunicação é um chatbot – serviço de conversa e interação online por meio de aplicativo de mensagens.

Um dos diferenciais da LIA é que essa assistente virtual conta com inteligência artificial, ou seja, tem a capacidade de entender o que o usuário quer dizer e de aprender com ele. Isto não ocorre em chatbots baseados em regras, que respondem a partir de palavras-chaves previamente cadastradas.

“A inteligência artificial abre uma nova era nos processos de contratações públicas”, afirmou o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, durante o lançamento da ferramenta, realizada no 14º Congresso Brasileiro de Pregoeiros. De acordo com Heckert, além de promover maior eficiência na alocação de servidores públicos nessa área, o objetivo da LIA também é realizar uma assistência mais ágil e eficaz aos interessados.

A LIA é representada por um carrinho de supermercado estilizado e pode ser acessada na página inicial do Portal de Compras do governo federal, localizado no canto direito inferior da página.

Inicialmente, estão disponíveis informações sobre:

– Módulo de gestão de ata de registro de preço;

– Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf)

– Cadastro de reserva em ata de registro de preço;

– Consulta a atas de registro de preços;

– Termos de adesão às licitações.

Assista vídeo sobre a LIA.

14° CBP

Realizado entre os dias 18 e 21 de março, a edição de 2019 do Congresso de Pregoeiros conta com 26 horas de capacitação e dezenas de oficinas e palestras. Organizada pelo Instituto Negócios Públicos, o treinamento conta com a participação de aproximadamente 1,6 mil pessoas e possui, ainda, momentos exclusivos como o Painel de Inovações, o Divã do Pregoeiro e o Talk Show.

Outro destaque é o Prêmio 19 de Março. O ComprasNet, sistema de contratações do Executivo federal, foi premiado durante o evento como o melhor sistema de licitações do Brasil.