Fonte: ANCD

A Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD inaugurou, oficialmente, dia 20 de fevereiro, em evento realizado em São Paulo, sua agenda de trabalhos para o ano de 2020. A associação reuniu as empresas associadas e representantes de parceiros, como o “Movimento Brasil, País Digital” e o Portal CryptoID, para apresentar, em primeira mão, as novidades e projetos para o ano.

A primeira grande novidade do dia foi a divulgação da nova marca e identidade visual da associação. A inovação visa fortalecer e atualizar a imagem da ANCD, que neste ano completará 6 anos de atuação em prol do mercado de certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Neste momento, a ANCD busca, além de continuar posicionando-se como uma importante representante do setor de certificação nas diversas esferas dos setores público e privado, colocar-se, mais ativamente, como uma associação do setor de tecnologia, moderna e atuante nos mais importantes debates que impactam o setor.

A ANCD também lançou sua “Agenda Legislativa 2020–2021”. O documento reúne as proposições que estão no Congresso Nacional e podem impactar diretamente o setor de certificação digital. A agenda é dividida em projetos prioritários, projetos suplementares e números da ICP-Brasil. “A Agenda Legislativa é um importante documento para o setor. Além de apontar os principais projetos, traz a visão da Associação sobre os temas e apresenta os parlamentares envolvidos, facilitando a leitura das ações realizadas pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados”, afirmou o presidente-executivo da ANCD, Egon Schaden Júnior. A Agenda Legislativa está disponível em formato digital gratuitamente no site da ANCD.

Outro grande momento do dia, foi a participação do Coordenador do Movimento Brasil, País Digital, Andriei Gutierrez. A ANCD é parceira do Movimento que tem por objetivo informar e mobilizar pessoas e organizações interessadas em pensar o Brasil sob a ótica da transformação digital — e inteligente — do nosso país. Gutierrez falou sobre a importância do associativismo para a área de tecnologia e destacou as ações de governo digital que estão transformando o Brasil.

Por fim, foi apresentado o plano de trabalho da associação para 2020. A expectativa é de um ano com grandes desafios, já que o Congresso Nacional debaterá importantes pautas, como as Reformas Tributária e Administrativa. Além disso, as eleições municipais devem movimentar o segundo semestre de 2020. “Neste ano temos grandes projetos em debate. A ANCD buscará mostrar que a certificação digital ICP-Brasil é uma ferramenta fundamental para a plena segurança desses processos de modernização, principalmente quando falamos da digitalização de serviços”, afirmou Schaden.