E o Brasil não fica atrás no esforço de abrir os dados de governo. Em 2004, foi lançado o Portal da Transparência, ferramenta que tem ganhando progressiva importância na transparência na aplicação dos recursos públicos.

A consulta “Detalhamento Diário das Despesas” do Portal da Transparência do Governo Federal, por exemplo, apresenta dados detalhados e diariamente atualizados sobre os atos praticados pelas unidades gestoras do Poder Executivo Federal no decorrer da execução das suas despesas. Por meio da consulta, o cidadão pode saber quanto e com o que está sendo comprometido o recurso do orçamento. Por meio da pesquisa, é possível, inclusive, conhecer a fase em que a despesa se encontra: empenho, liquidação e pagamento.

Em 2011, o governo brasileiro deu um passo na abertura de dados. Criou um portal único com a finalidade de centralizar todos os dados abertos de governo. A ideia é ter todas as informações públicas disponibilizadas num mesmo portal: dados da saúde suplementar, do sistema de transporte, de segurança pública, indicadores de educação, gastos governamentais, processo eleitoral, etc. O portal está disponível em www.dados.gov.br.

BulletOutros casos na área de Transparência e Participação Popular