Fonte: ABES

Documento reúne informações sobre os principais mecanismos e programas de financiamento ou de incentivos fiscais do país e traz dicas de apoio às empresas no combate aos impactos da pandemia

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software – e a ABGI, consultoria especializada em incentivos fiscais, gestão da inovação e gestão financeira, lançam a 3ª edição do Guia de Fomento à Inovação para o Setor de TIC. O documento reúne informações sobre os principais mecanismos e programa de financiamento ou de incentivos fiscais do país e inclui medidas de apoio ao setor produtivo no combate aos impactos da Covid-19.

O Guia, que foi atualizado com dados até junho de 2021, tem como objetivo orientar os empresários inovadores, demonstrando o que há disponível no mercado, de acordo com os tipos de recursos e público alvo, e já considerando os itens financiáveis de cada linha de fomento. “É preciso que o Brasil, por meio de suas agências, incentive cada vez mais a competitividade das suas empresas desenvolvendo programas de fomento à inovação e consequentemente gerando desenvolvimento econômico. Por isso, nós queremos auxiliar as empresas e disponibilizar um instrumento para que possam identificar aqueles que mais se adequam ao seu negócio e objetivos de mercado”, afirma Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento na ABES.

Para Thiago Samarino, Gerente de Inovação da ABGi, apesar de estar direcionado para o Setor de TIC, o Guia consegue alcançar a indústria como um todo e facilita a visão do empresário, uma vez que dá o direcionamento de onde se pode encontrar oportunidades. “O desafio é compreendê-las e usá-las de forma estratégica, alinhadas ao portfólio de projetos da empresa”, afirma o executivo.

A ABES e a ABGI acreditam que fomentar a inovação é essencial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, principalmente diante da nova sociedade do conhecimento e do processo de transformação digital atual. Além disso, a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos, de forma inclusiva e igualitária.

A 3ª edição do Guia de Fomento à Inovação para o Setor de TIC pode ser encontrada no site: https://guia-fomento.abes.org.br

Sobre a ABES

ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Desde sua fundação, em setembro de 1986, a ABES busca ser relevante para seus associados e referência nacional e internacional do setor de tecnologia. Recentemente, a entidade lançou em parceria com a EY, o diagnóstico LGPD, ferramenta on-line gratuita e o índice LGPD/ABES, com o objetivo de ajudar as empresas a analisarem seu nível de adequação perante a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Com a base nos mais de 3 mil diagnósticos realizados, o índice LGPD ABES, apontam que cerca apenas 40% estão em conformidade com a LGPD, mais detalhes acesse: https://diagnosticolgpd.abes.org.br/.

Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.

Compartilhe