Fonte: Brasil Mais

As medidas têm o objetivo de orientar as ações das empresas rumo à quarta revolução industrial

As indústrias precisam se adaptar aos novos mecanismos de produção e à economia digital. Para ajudar as empresas a mudarem seus sistemas de produção atuais para processos de produção mais alinhados à 4ª revolução industrial, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) desenvolveu um Guia de Boas Práticas para a Indústria 4.0.

O guia está disponível para download na plataforma do programa Brasil Mais. Ele fornece ferramentas para a melhoria da linha de produção com a possibilidade de implementar soluções baseadas em e-business e preparadas para atuar com o e-commerce. A economia digital derruba os muros das empresas, amplia a concorrência para todo o mundo e coloca frente-a-frente produtor e consumidor.

Apenas os que estiverem com as operações balanceadas, preparadas para lidar com o novo contexto, terão êxito na missão de produzir e entregar produtos com a qualidade exigida pelo consumidor da era digital, que tem como principais características a customização em massa e a flexibilização completa da produção com custos reduzidos.

A produção na economia digital requer a gestão de sistemas integrados que coordene processos, pessoas e tecnologias para a entrega de produtos e serviços ao mercado. O guia reconhece esse conjunto de ferramentas como um “sistema de produção”.

As políticas de incentivo ao aumento da produtividade se aperfeiçoam de forma contínua. As empresas precisam incorporar novas metodologias, ferramentas e tecnologias que possam torná-las mais competitivas. O uso de boas práticas de produção e de tecnologias digitais são essenciais para aumentar e melhorar a capacidade das empresas brasileiras e aproximá-las das práticas internacionais.

Clique aqui para fazer download do Guia de Boas Práticas para a Indústria 4.0.