Adam Robo é o nome de um equipamento portátil criado para apoiar o trabalho de oftalmologistas em testes de visão rápidos e precisos, que pode ser levado para áreas remotas e disponibilizado para pessoas que sofrem com a falta de atendimento médico, utilizado para avaliação oftalmológica de adultos e crianças.

O teste dura cerca de 5 minutos e tem precisão para detectar diversos problemas de visão usuais como miopia, hipermetropia, vista cansada, astigmatismo e daltonismo, contribuindo para prevenir os casos de cegueira evitável.

Idealizado pelo empreendedor Juliano Santos, fundador da startup curitibana Prevention, o robô aposta nos conceitos mais avançados de inteligência artificial em um equipamento leve, simples e com custo acessível.

Os resultados são gerados instantaneamente e digitalizados pelo software do Adam por meio de um aplicativo disponível para Android, web e iOS. O Big Data do sistema armazena todo o mapeamento do paciente, com a indicação ou não de doença oftalmológica, idade, sexo, escolaridade e localidade. Todos os dados podem ser acessados por qualquer oftalmologista por meio de um QR Code. O equipamento já está sendo comercializado no Brasil.

Por isso, a proposta do Adam é conscientizar sobre a saúde visual e colaborar com o trabalho do oftalmologista, pois funciona como uma triagem, já que gera uma avaliação clínica que colabora com o diagnóstico médico, o tratamento e uma possível indicação de uso das lentes corretivas.

BulletOutros casos na área de Saúde