Fonte: Itforum
Por Ana Cláudia Donner Abreu*

Impacto da transformação digital deu origem à “educação inteligente”, uma resposta às complexas demandas educacionais da atualidade

 

O impacto da transformação digital que permeia as atividades e esferas da vida na atualidade, deu origem à “educação inteligente”, ou smart education, uma resposta às complexas demandas educacionais do século XXI. Ao integrar tecnologias avançadas para criar ambientes de aprendizagem mais motivadores, personalizados, acessíveis e inclusivos o sucesso dessa abordagem depende, em grande medida, da capacitação dos professores. Neste contexto os educadores devem ser preparados não apenas para utilizar essas novas tecnologias, mas também para adaptar suas práticas pedagógicas, de modo a maximizar os benefícios dessas ferramentas na promoção de uma educação verdadeiramente transformadora e inclusiva.  Como são agentes motivadores da cocriação do conhecimento no ambiente educacional, a falta de preparação adequada (para essas finalidades) dos educadores representa um obstáculo à implementação bem-sucedida da educação inteligente. 

Embora as tecnologias emergentes tenham o potencial de transformar a educação, são os educadores que atuam como mediadores entre as tecnologias e os alunos, adaptando as ferramentas disponíveis às necessidades pedagógicas específicas. A personalização do ensino, um dos principais benefícios da educação inteligente, depende da capacidade dos professores de utilizar tecnologias como IA e big data para adaptar conteúdos e métodos às necessidades individuais dos alunos . Além disso, a capacitação permite que os professores pensem como as tecnologias podem ser usadas de maneira ética e inclusiva.

A alfabetização digital entre os educadores não se refere apenas ao domínio técnico das ferramentas, mas também à compreensão de como essas ferramentas podem ser utilizadas para promover a inclusão e equidade no ambiente escolar. A UNESCO enfatiza que, sem a capacitação adequada, há o risco de aprofundar as desigualdades existentes, já que professores podem não ser capazes de aproveitar plenamente os recursos tecnológicos disponíveis.

Mesmo com a reconhecida importância da capacitação, muitos professores enfrentam desafios significativos para se adaptarem às novas demandas da educação inteligente. Um dos principais obstáculos é a disparidade regional, especialmente em países como o Brasil, onde o acesso à formação contínua é desigual. Em regiões mais remotas, a infraestrutura tecnológica é frequentemente inadequada, o que limita as oportunidades de desenvolvimento profissional para os professores. Esse problema é particularmente agudo nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde a conectividade à Internet é limitada e os programas de capacitação são escassos.

Além das disparidades regionais, a falta de políticas públicas eficazes para a formação contínua dos professores representa outro desafio significativo. Embora existam iniciativas governamentais destinadas a promover a capacitação, muitas dessas políticas são fragmentadas e não atendem plenamente às necessidades dos educadores. Além disso, a resistência à mudança entre alguns educadores, que podem sentir-se inseguros ou sobrecarregados pela necessidade de aprender novas tecnologias, também é uma barreira significativa.

A falta de recursos financeiros é outro obstáculo crítico. Muitos sistemas escolares, especialmente em áreas economicamente desfavorecidas, não têm os recursos necessários para implementar programas de capacitação adequados. Isso inclui não apenas a oferta de cursos, mas também o fornecimento de tempo e incentivos para que os professores participem dessas formações. Sem apoio financeiro suficiente, os programas de capacitação muitas vezes falham em alcançar seu potencial máximo.

Superar esses desafios requer uma abordagem multifacetada que envolva políticas públicas eficazes, parcerias público-privadas e um compromisso com a formação contínua dos professores. Uma das estratégias mais promissoras é o desenvolvimento de programas de capacitação que sejam acessíveis a todos os professores, independentemente de sua localização geográfica ou situação financeira. Esses programas devem ser flexíveis, permitindo que os professores aprendam em seus próprios ritmos e se concentrem nas áreas mais relevantes para suas práticas pedagógicas. 

As parcerias público-privadas podem desempenhar um papel crucial nesse contexto. Empresas de tecnologia e instituições educacionais podem colaborar para criar cursos e certificações que capacitem os professores a utilizar as tecnologias emergentes de forma pedagógica. Essas parcerias também podem ajudar a financiar programas de capacitação, especialmente em áreas onde os recursos públicos são escassos.

Iniciativas governamentais no Brasil como a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, e os recursos destinados pelo FUNDEB para essa finalidade, por exemplo, também são fundamentais. No entanto, essas iniciativas precisam ser ampliadas e melhor integradas para garantir que alcancem todos os professores, incluindo aqueles em regiões remotas e em escolas com menos recursos. O apoio contínuo do governo, combinado com políticas públicas que incentivem a inovação pedagógica podem dar o suporte para que os professores tenham as ferramentas e o conhecimento necessários para prosperar na era da educação inteligente.

Outra solução importante é a criação de redes de apoio entre professores. Essas redes podem fornecer um espaço para a troca de conhecimentos e experiências, permitindo que os educadores aprendam uns com os outros e desenvolvam suas habilidades de forma colaborativa. As comunidades de prática online, têm se mostrado eficazes em conectar professores de diferentes regiões e contextos, permitindo que compartilhem recursos e melhores práticas. 

Vários países têm implementado com sucesso programas de capacitação que poderiam servir de modelo para outros contextos. A Finlândia, por exemplo, é frequentemente citada como um exemplo de sucesso em termos de capacitação de professores para a educação inteligente. Os programas de capacitação na Finlândia são projetados para serem flexíveis e adaptáveis, permitindo que os professores aprendam de acordo com suas necessidades e disponibilidades. No sistema educacional finlandês, a formação contínua dos professores é parte integrante do desenvolvimento profissional, com foco na integração de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas.

Outro exemplo de sucesso pode ser encontrado na Coreia do Sul, onde o governo investiu pesadamente na capacitação de professores como parte de sua estratégia de educação digital Na Coreia, os professores recebem treinamento extensivo em novas tecnologias, com um foco particular no uso de IA e big data para personalizar o ensino. Esse treinamento é apoiado por políticas governamentais que incentivam a inovação pedagógica e fornecem os recursos necessários para a implementação dessas novas abordagens.

No Brasil, apesar dos desafios, algumas iniciativas têm mostrado resultados promissores. O programa “Educação Conectada”, por exemplo, tem como objetivo universalizar a conectividade nas escolas públicas e fornecer capacitação para que os professores utilizem as tecnologias de forma eficaz. Embora o programa ainda enfrente desafios, especialmente em áreas rurais, ele representa um passo importante em direção à educação inteligente no país.

Em consideração, supõe-se que a capacitação dos professores é um dos pilares fundamentais para a implementação bem-sucedida da educação inteligente. Sem professores preparados, as tecnologias emergentes não podem ser plenamente aproveitadas e o potencial transformador da educação inteligente não será realizado. Este artigo destacou os desafios significativos que ainda existem, desde as disparidades regionais até a falta de recursos e políticas públicas eficazes.

No entanto, também há várias soluções promissoras, incluindo programas de formação contínua, parcerias público-privadas e iniciativas governamentais A criação de redes de apoio entre professores e o uso de boas práticas internacionais são igualmente importantes para garantir que os educadores estejam equipados com conhecimentos para enfrentar as demandas de um ambiente de aprendizagem cada vez mais digital.

Em última análise, garantir a capacitação adequada dos professores é condição não apenas para o sucesso da educação inteligente, mas também para promover a inclusão e a equidade no sistema educacional. Com os investimentos certos e um compromisso com a formação contínua, é possível preparar os professores para liderar a próxima geração de alunos em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico.

____
*Pesquisadora THINK TANK ABES – IEA/USP e Pesquisadora Sênior do Laboratório de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento do PPGEGC/UFSC. As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, os posicionamentos da Associação.

Compartilhe