Fonte: The Bakery Brasil

Para 90% das grandes empresas, a inovação aberta contribui na lucratividade;
Segunda edição do Ranking Melhores Corporações para Startups tem parceria com ABStartups (Associação Brasileira de Startups) e com o grupo de comunicação Monking

Pelo segundo ano consecutivo a The Bakery, empresa global de inovação corporativa, com presença em 22 países, em parceria com a ABStartups (Associação Brasileira de Startups) e com o grupo de comunicação Monking, mapeou as 20 corporações que melhor se relacionam com o ecossistema brasileiro de startups. O Ranking Melhores Corporações para Startups é o único a avaliar qualitativamente grandes empresas de acordo com os pilares de: Estratégia, Infraestrutura e Operações; tendo como diferencial, a perspectiva do ecossistema através da análise de Cases de Sucesso, feita por especialistas do mercado e a Reputação, refletida na indicação e avaliação das startups. Neste ciclo, Natura &CO, Ambev e Itaú, são os grandes destaques, formando o Top 3 na respectiva ordem.

Pela primeira vez o Ranking contou com avaliação de cases de sucesso entre corporações e startups, com a intenção de levantar dados concretos de o que e como as empresas estão trazendo resultados através de suas iniciativas de inovação aberta, na prática. O ranqueamento das 20 melhores corporações é a terceira etapa de uma triagem que começou com 113 inscritas e contou com o crivo minucioso de 66 delas, realizado por especialistas de mercado das organizações.

A banca avaliadora teve nomes de peso: Mariane Takahashi, CEO da ABStartups, Flávio Pripas, CSO da Digibee e sócio da Staged Ventures (que anunciou investimento na The Bakery em setembro deste ano), Mayra Castro, fundadora da InvestAmazônia, Milena Lozano, especialista em Projetos e Inovação do Insper e Marcone Siqueira, CEO e cofundador da The Bakery no Brasil.

Em comum, as empresas que dominam o topo da lista possuem recursos, processos facilitadores, ferramentas e instrumentos para que esta conexão com startups ocorra de forma fluida e saudável. 98% das empresas respondentes afirmam que a colaboração com startups é integrada ao planejamento estratégico da empresa e mantêm uma conexão ativa com o ecossistema de inovação; 89% incluem a inovação aberta como uma meta estratégica; e 96% a incorporam na visão de futuro da organização.

Nesse sentido, 64% expressam uma elevada confiança na clareza de seus indicadores, enquanto 90% afirmam que a inovação não apenas traz um retorno de investimento (ROI), mas também contribui para a lucratividade da corporação.

“O Ranking, liderado pela The Bakery, proporciona uma visão qualitativa do relacionamento entre grandes corporações e startups. Nesta edição, reforçamos ainda mais essa perspectiva, realizando uma verificação minuciosa das informações das corporações, com processos de auditoria mais detalhados. Além disso, aprimoramos nossa visão ao incorporar uma banca composta por membros do ecossistema brasileiro de inovação. Essa equipe foi responsável por analisar os cases submetidos pelas corporações, ilustrando de maneira concreta os elementos de infraestrutura, estratégia e operações mencionados pelas empresas”, explica Marcone Siqueira, CEO e cofundador da The Bakery no Brasil.

“Ficamos muito felizes com iniciativas como essa. O ranking ajuda a trazer mais proximidade entre startups e empresas, além de divulgar cases de sucesso que acontecem no Brasil. O fortalecimento do ecossistema das startups vai ao encontro dos nossos objetivos como associação”, destaca Mariane Takahashi, CEO da Abstartups.

Metodologia

Puderam se inscrever corporações com faturamento anual acima de R$1 bilhão. As respostas foram realizadas por gestores e líderes de inovação nas grandes organizações, e, com a chancela dos especialistas da banca, os cases tangibilizaram as notas dos pilares Estratégia, Infraestrutura e Operações, enquanto Reputação se fez um fator multiplicador que trouxe a diferença no resultado final, para chegar às 20 finalistas.

Estratégia: compreende a visão de negócios, investimentos, metas e perspectivas de implementação de inovação.

Infraestrutura: mapeia a estrutura de inovação, dedicação do time, programas e ofertas.

Operações: levanta atividades e projetos atuais, bem como o modelo de gestão e processos.

Reputação: consolida a reputação que o ecossistema possui das empresas e interesse em se relacionar com elas.

Seguindo esta premissa, o levantamento apontou quais iniciativas têm sido mais eficazes, além de registrar as maiores dificuldades no estabelecimento deste relacionamento. As corporações responderam questões sobre estrutura e capacidade interna, existência de áreas dedicadas à inovação, orçamento reservado para tal e número de iniciativas realizadas, entre outros pontos. Já as startups indicaram até cinco organizações cuja reputação com o ecossistema fosse positiva, e, baseada em sua própria experiência, responderam como se deu o relacionamento com as corporações, seja este positivo ou negativo.

“A empresa pode estar no topo das listas de mais inovadoras, mas a sua relação com as startups acontece de forma sustentável? Todo o trabalho é baseado na máxima de que ‘inovação só é inovação se gerar valor’. Nossa proposta foi aprofundar o que está por trás dos grandes números publicados sobre inovação aberta, procurando identificar situações de ganha-ganha no ecossistema”, acrescenta Felipe Novaes, CGO e cofundador da The Bakery.

Confira o ranking:

  1. Natura &CO
  2. Ambev
  3. Itaú Unibanco S.A.
  4. iFood
  5. ArcelorMittal
  6. Vibra
  7. Microsoft Brasil
  8. Lojas Renner S. A.
  9. Nestlé Brasil
  10. Befly
  11. Basf S/A
  12. Vivo Telefônica
  13. Grupo Fleury
  14. Andrade Gutierrez
  15. Mondelez International
  16. Banco Carrefour
  17. Suzano
  18. Dexco S. A.
  19. Irani Papel e Embalagem S. A.
  20. Ocyan
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