Fonte: Sinqia
Uma das principais tendências valorizadas no pós-pandemia, solução será uma das primeiras novidades oferecidas em parceria com sua investida, a Data Rudder
A pandemia deixou claro como os avanços tecnológicos são fundamentais no segmento financeiro, e a Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado como uma das principais tendências desse contexto. Sempre acompanhando as novidades do mercado, a Sinqia, maior provedora de tecnologia para o mercado financeiro, expande sua área de IA e passa a ofertar soluções antifraude. Sempre na vanguarda, junto com a Data Rudder, a companhia passará a ofertar um produto que oferece a detecção de fraude transacional no momento do PIX e no momento do onboarding de crédito, integrado à solução da Simply, uma das empresas da unidade Sinqia Digital. A Data Rudder estará junto na oferta de Serviços da companhia.
A companhia já oferece serviços de tecnologia onboarding digital, assinatura digital, recuperação de crédito, soluções para Open Finance, e, agora, com a Data Rudder, facilitará a tomada de decisão do cliente baseando-se em dados com o uso de IA e machine learning.
Fundada em 2018 na cidade de Florianópolis (SC) por Rafaela Helbing e Thais Nolasco, a Data Rudder passou a ser acelerada pela Darwin em 2020. Hoje, tem sua carteira composta por importantes clientes do segmento financeiro. Em referência à marca de carros famosa por conta da trilogia “De Volta Para o Futuro”, seu produto DeLorean oferece algoritmos de machine learning rápidos, eficientes, com interface user friendly e transparente. Desde fevereiro de 2021, a empresa passou a fazer parte do portfólio da Sinqia por meio de um investimento direto do Torq Ventures, seu programa de Corporate Venture Capital (CVC).
Karine Nogueira, diretora de Operações Serviços de TI da Sinqia, explica que o mercado financeiro oferece uma quantidade imensa de dados, e quando se oferta esse tipo de ativo, é preciso ter de onde extraí-los. Segundo ela, somente uma plataforma consegue, a partir de algoritmos, promover a leitura e interpretação corretas desses dados. “A Sinqia é a maior provedora de tecnologia e inovação para o setor financeiro. E, em parceria com a Data Rudder, complementa a tendência e a necessidade do mercado futuro, fazendo com que a companhia consiga apoiar todas as necessidades de um negócio”, aponta.
Seguindo as tendências
A empresa segue de olho em um mercado que cresce exponencialmente. Segundo o relatório “Deloitte – Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária e a IA – 2022”, 100% dos 23 bancos que participaram da pesquisa pretendem investir em IA neste ano. Em 2021, 78% já contavam com a tecnologia. A principal prioridade para esses bancos em 2022 (78%) é promover a análise e exploração dos dados obtidos via Open Finance, que é otimizado pela IA. O levantamento mostra que a tecnologia ainda tem a capacidade de melhorar a eficiência, aumentar a diferenciação e influenciar a experiência do cliente, sendo uma das principais apostas dos bancos para 2022. O levantamento aponta que essa é uma das indústrias com o maior volume de clientes e dados, e o setor bancário é pressionado a fornecer uma hiperpersonalização de serviços, produtos e preços para todos os segmentos, com experiências imediatas, fluídas e personalizadas, como em indústrias de outros segmentos.
Com essa tecnologia, as empresas têm a oportunidade de aprimorar como o mercado usa e interpreta dados e como os usuários consomem ofertas, produtos e serviços que as instituições conseguem oferecer. A IA e o machine learning favorecem o entendimento que as companhias têm de seus consumidores, promovendo a eles uma experiência positiva e reforçando, inclusive, sua fidelidade”, reforça João Carlos Bolonha, diretor vice-presidente de Produtos, Pessoas, Tecnologia e Vendas da Sinqia.
Plataforma de ponta a ponta
A pandemia forçou os consumidores a buscar meios digitais para realizar compras, já que a população precisou adotar medidas de restrição, afetando drasticamente a forma como consome. O cenário favoreceu o crescimento nas fraudes ocorridas por meio de compras realizadas pela internet. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, aponta que 59% dos internautas sofreram algum tipo de fraude financeira no Brasil no ano de 2021, um crescimento de 28% em relação à pesquisa realizada em 2019. O segmento de “serviços financeiros” fez uso da IA principalmente para aprimorar seus chatbots de atendimento ao cliente, e seu principal caso de uso futuro é a detecção de fraudes e combate à lavagem de dinheiro, de acordo com estudo realizado pela PwC.
Apontada como a solução mais completa de antifraude do mercado, o DeLorean nasceu para prever o futuro ao cliente, levando a ele todas as probabilidades para encontrar o melhor caminho para a estratégia do negócio. Sua solução antifraude oferece mais de 30 algoritmos que rodam em paralelo, a fim de encontrar o melhor fit para cada cliente. “Somos o que chamamos de Glass box, pois conseguimos trazer transparência sobre os fatores influenciadores de cada previsão”, explica Rafaela Helbing, cofundadora e CEO da Data Rudder. “Ao todo, são mais de cinco camadas de proteção que podem ser orquestradas de forma user friendly na plataforma, visando reduzir custos e detectar fraudes eficientemente”, comenta Rafaela. No último ano, foram 76% de detecção em valor de fraude evitado pelos seus clientes, além de 42% de redução na derivação para a mesa de análise manual.
O que torna a plataforma tão eficiente são seus diferenciais, como: algoritmos de machine learning personalizados para o negócio, possibilidade de criação e simulação em backtesting de políticas e/ou regras parametrizáveis através da interface, monitoramento do comportamento de regiões e KPIs, além do easy test, função que dispensa integração para testes e aumenta a velocidade na validação do retorno gerado. “Também acredito que outro importante diferencial que apresentamos é a nossa transparência, pois nosso cliente consegue, ao contrário das outras inteligências, receber um score que fornece explicabilidade, e tudo isso em uma plataforma de ponta a ponta, com funções definidas a partir da estratégia do cliente, o que garante a ele total autonomia”, reforça a CEO.
Aplicações Sinqia
Por ser uma empresa focada em mercado financeiro, a Sinqia traz um mindset muito forte de que apenas a tecnologia é capaz de oferecer maior efetividade e facilidade para seus clientes, e promove parcerias estratégicas para acelerar a inovação no mercado. Por essa razão, tem como sua parceira a Data Rudder na cocriação de serviços dos segmentos e subsegmentos financeiros que possui. Segundo Bolonha, a Data Rudder é uma esteira de IA que simplifica a entrada de dados, manutenção e algoritmos, facilitando, assim, a detecção de possíveis fraudes no PIX, e oferece onboarding que ajuda o cliente a manter-se seguro.
“Há 3 anos, havia uma limitação de projetos que podia ser levado adiante com uma máquina. Hoje em dia, a combinação de produtos e tecnologia, processos e pessoas torna possível levar um ‘tempero’ a projetos de transformação digital para serviços em instituições financeiras”, aponta. O executivo reforça que nem sempre a transformação digital está conectada à cabeça do cliente, mas é preciso mostrar ao mercado que é possível, por meio de uma plataforma, realizar a cocriação de tomadas de decisão com uso de dados. “A Data Rudder oferece uma combinação única de ingredientes, que fornece um resultado rápido e muito efetivo”, finaliza.