Fonte: Siemens

* Desafio lançado pela empresa no Startups Connected busca solução que utiliza inteligência artificial na qualidade de produção industrial;
* Novo ciclo de aceleração de projetos com startup, em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK SP), foca em uso de reconhecimento de imagem e IA para aprimorar processos na indústria

A Siemens, empresa de tecnologia com propósito, em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK SP), apoia, pelo oitavo ano consecutivo, o programa de inovação aberta Startups Connected, voltado para aceleração de projetos com startups tem o objetivo de fomentar a inovação no setor industrial. Neste ciclo, a competição busca atrair soluções que utilizem reconhecimento de imagem e inteligência artificial (IA) para aprimorar os processos de controle de qualidade, aumentando a eficiência na produção e a precisão na detecção de defeitos.

“Ao identificar e corrigir problemas de qualidade de forma mais eficiente, é possível reduzir o desperdício de materiais e recursos, melhorar a satisfação do cliente, aumentar a competitividade e, também, por meio da automação industrial, promover a produtividade e a segurança dos processos”, afirma José Borges Frias Júnior, Head de Inovação da Siemens Brasil.

Com os avanços nas técnicas de reconhecimento de imagem e aprendizado de máquina, e o uso crescente de computação de borda para o processamento de dados, a Siemens busca startups capazes de integrar suas soluções com o Siemens Industrial Edge (IE). Esta plataforma aberta e inovadora combina dispositivos e aplicativos de edge (borda) com uma infraestrutura de gerenciamento integrada, oferecendo maior agilidade e segurança no tratamento de dados.

A startup selecionada para este desafio terá a oportunidade de desenvolver soluções que se integrem aos produtos e serviços existentes da Siemens, especialmente o IE. A expectativa é de que essas soluções priorizem o desenvolvimento de algoritmos avançados de reconhecimento de imagem e aprendizado de máquina, visando garantir uma análise de qualidade mais precisa e eficiente. Além disso, a proposta deve considerar a integração com plataformas de análise de dados e Internet das Coisas (IoT), bem como utilizar a computação de borda para reduzir a latência e aprimorar a segurança dos dados.

A Siemens procura por soluções que possam ser aplicadas a uma variedade de contextos industriais, como linhas de produção de automóveis, fabricação de eletrônicos e o setor de embalagens. A startup selecionada participará de um projeto-piloto com a empresa, contando com o apoio da equipe de Inovação Aberta da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. Durante esse período, a startup poderá usufruir de benefícios como ajuda de custo para o desenvolvimento do projeto, um programa de aceleração de até seis meses e a oportunidade de fazer networking com líderes do ecossistema Brasil-Alemanha. Além disso, a startup terá direito a uma associação gratuita à AHK SP por um ano.

“A Siemens é uma das maiores empresas globais de tecnologia e participa desde 2016, tendo aprovado oito projetos no período. Portanto, nós convidamos as startups a se inscreverem e aproveitarem a oportunidade de expandir suas soluções tecnológicas se engajando em nosso desafio”, conta o Head de Inovação da Siemens.

Cronograma Startups Connected – Siemens

Período de inscrições: até 8 de agosto 2024

Período de avaliações: de 12 a 22 de agosto de 2024

Anúncio: 23 de agosto de 2024

Início da aceleração e projeto: de 27 de agosto a 10 de dezembro de 2024

As inscrições para o desafio podem ser feitas aqui.

Compartilhe