Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo – SCTI
Nova edição do programa SP Global Tech está com inscrições abertas e pretende dar suporte para 100 empresas, além de visibilidade no mercado global; Dia 10/11 grupo de 2025 embarca para Portugal
O Governo do Estado de São Paulo anunciou a nova edição
O edital com as regras de participação está aberto e pode ser acessado aqui: https://bit.ly/
Cada startup selecionada para as missões internacionais receberá uma mentoria individual de quatro horas, onde serão abordados temas como acesso a diferentes mercados, regulamentação internacional e estratégias de expansão. As empresas terão direito também a um reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis, como parte dos custos de viagem. “Com o SP Global Tech, o Governo de São Paulo reforça seu compromisso em criar oportunidades concretas para as startups crescerem além das fronteiras e levarem a excelência da nossa ciência e tecnologia ao cenário internacional”, afirma o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.
Startups brasileiras em Lisboa
A Web Summit Lisboa, que acontecerá de 10 a 13 de novembro de 2025, é considerado o maior evento de tecnologia do mundo, reunindo mais de 70 mil participantes e cerca de mil palestrantes, entre CEOs, fundadores e líderes de diversas áreas, incluindo AI, fintech, marketing e venture capital. Confira as 10 startups paulistas selecionadas abaixo.
Agile Health.Tech
A última edição do SP Global Tech 2025 levará 10 startups paulistas para o Web Summit Lisboa 2025, um dos maiores eventos de inovação do mundo, que ocorrerá entre os dias 10 e 13 de novembro. Entre as selecionadas está a Agile Health.Tech, startup de São Bernardo do Campo especializada em saúde digital. A empresa desenvolveu uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para identificar precocemente sinais de estresse e burnout no ambiente de trabalho, oferecendo atendimento preventivo e humanizado que já beneficiou mais de 30 mil pessoas. Como resultado, atingiu taxas de 80% de engajamento e 60% de resolução das demandas físicas e mentais. “Já temos uma tecnologia validada no Brasil, que combina IA e um toque humano via app de mensagens para cuidar da saúde de mais de 30 mil pessoas com resultados incríveis”, afirma Rogério Silicani Ribeiro,
NG Development
Outra empresa, a NG Development, conseguiu lugar na missão graças à criação do sistema Personal Map. Desenvolvido pelo cientista da computação e empreendedor social Nilton Clécio Patrício, o Personal Map aplica metodologias científicas, como o modelo Big Five, para identificar traços de personalidade e promover autoconhecimento entre colaboradores corporativos, sendo já utilizado por empresas como Magalu, Unilever e Serasa em diversos países. Para Patrício, “a participação no Web Summit é um marco na internacionalização da NG e uma oportunidade estratégica para dar visibilidade a uma solução genuinamente brasileira”. Ele acrescenta: “Levaremos uma tecnologia social brasileira ao centro de um dos maiores eventos de inovação do mundo, fortalecendo o papel de São Paulo como polo global de tecnologia e inclusão”.
AINX Computing
A AINX Computing é uma empresa que cria soluções com Inteligência Artificial e Ciência de Dados para gerar impacto social positivo. Ela desenvolve sistemas inteligentes que aprendem, se adaptam e transformam dados em informações úteis para decisões melhores. Sua equipe reúne profissionais de diferentes áreas, como tecnologia e saúde. O principal produto da empresa é o Inkludo, uma plataforma que promove inclusão e acessibilidade para pessoas com autismo e suas famílias.
Giltly
A Gitly é uma empresa brasileira de tecnologia avançada que usa inteligência artificial para resolver problemas reais e de grande impacto. Ela cria sistemas que ajudam a prever alagamentos e a tornar as cidades mais preparadas para mudanças climáticas. Também desenvolve agentes e soluções de IA para diferentes setores, unindo ciência de dados e engenharia. Fundada em 2020, a Gitly transforma pesquisa em produtos práticos que beneficiam governos, empresas e a sociedade.
Hi! Healthcare Intelligence
A Hi! Healthcare Intelligence é uma healthtech brasileira criada em 2020 que desenvolve uma plataforma tecnológica para medir a efetividade clínica e econômica de tratamentos de saúde. Ela auxilia operadoras, hospitais e instituições públicas a reduzir desperdícios, melhorar a qualidade da assistência e garantir sustentabilidade financeira no setor. Com mais de 30 projetos realizados em redes como Unimed, Hospital de Amor e Fleury, a empresa também iniciou em 2024 sua expansão internacional em Portugal e na União Europeia, firmando parcerias estratégicas no ecossistema europeu de inovação em saúde.
Hydroflex Veicular
A Hydroflex é uma startup tecnológica brasileira, fundada em outubro de 2020 e incubada pelo SEBRAE‑SP e pelo Parque Tecnológico de Sorocaba, que desenvolve uma solução sustentável para a mobilidade: um sistema que gera hidrogênio de forma controlada em veículos automotores para reduzir consumo de combustível e emissões de poluentes. A tecnologia é totalmente gerenciada eletronicamente via aplicativo móvel, com monitoramento em tempo real, o que proporciona mais eficiência, economia e transporte mais limpo.
Millie Mind
Fundada em 2024 na Suíça por Arthur Bueno, Gabriel Ramos e Jonathan Batista, a Milie Mind surgiu com a missão de revolucionar o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) através de soluções tecnológicas baseadas em dados e Inteligência Artificial. Combinando rigor científico com escalabilidade tecnológica, a startup rapidamente se estabeleceu como referência em soluções digitais para autismo.
Protech-P&D
A Protech-P&D foi fundada em abril de 2021, durante o ápice da pandemia, diante do cenário caótico apresentado por uma pandemia mundial, verificou-se a necessidade em um cenário global de materiais filtrantes de alta performance no controle do vírus SARS-CoV-2, desta forma, pelos projetos de inovação apresentados, a startup foi contemplada com importantes projetos de financiamento para a pesquisa em inovação (Pipe Fapesp Fase-1 e Pipe Fapesp Fase-2) vem inovando em materiais filtrantes com propriedades sustentáveis no combate ao surgimento de possíveis pandemias e no controle de mudanças climáticas, como por exemplo na purificação do ar contra agentes nanoparticulados que podem agravar a nossa saúde.
Quasar Space
A Quasar Space é uma startup brasileira que combina dados espaciais e inteligência artificial para oferecer monitoramento e previsibilidade em setores como agronegócio, infraestrutura e meio ambiente. Ela utiliza imagens multiespectrais, radar de abertura sintética (SAR) e algoritmos proprietários para gerar análises de alta precisão para clientes públicos e privados. Reconhecida nacional e internacionalmente por seu impacto técnico e socioambiental, a empresa atua com governos, grandes empresas e integra consórcios tecnológicos. Seu foco está em transformar pesquisas aplicadas em produtos escaláveis que promovem cidades mais inteligentes, infraestrutura resiliente e sustentabilidade.
Waker
O Waker APP é um aplicativo móvel criado para prevenir acidentes de trânsito causados por sonolência e distração ao volante, com foco especial em motoristas profissionais. Utilizando apenas a câmera frontal do celular, o aplicativo monitora sinais faciais e comportamentais do condutor em tempo real, identificando padrões de risco e emitindo alertas sonoros imediatos. Em casos recorrentes, o sistema também envia notificações a contatos de emergência. Com inteligência artificial que funciona sem internet, o Waker APP se diferencia por priorizar a prevenção e o incentivo ao comportamento responsável, oferecendo recompensas por meio de parcerias com empresas e sindicatos. Em comparação com soluções baseadas em hardware, o Waker se destaca pelo baixo custo (R$ 37/mês) e acessibilidade, incluindo uma versão gratuita, sendo uma alternativa eficaz e escalável para promover a segurança no trânsito.





