Fonte: RD – Repórter Diário
Inova USCS inicia projeto para atuar na indústria e na tecnologia (Foto: Eric Romero/PMSCS)
São Caetano inicia os trabalhos do Centro Inova USCS para o Desenvolvimento Regional. O espaço do futuro equipamento será nas dependências do Campus Centro e o Inova USCS é fruto de projeto submetido, em 2022, à FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), tendo sido aprovado no segundo semestre de 2022 e assinado em 18 de julho deste ano.
“Por meio do Inova USCS, as startups que estarão trabalhando também terão esse viés de resolver problemas do governo com tecnologia e inovação”, explica Prearo.
O projeto irá atuar em 4 verticais: Indústria 4.0 e suas necessidades de reconversão; Cadeia produtiva da saúde; Governo Inteligente e TI e Comunicação (TIC), de forma transversal as três anteriores. Além dessas, por meio da incorporação operacional do Hub USCS de Inovação, o Centro de Inovação também atuará com projetos da indústria criativa, educação e multimercado.
“O Centro de Inovação da USCS vai trabalhar com o conceito da criatividade com tecnologia, principalmente com as empresas, ajudando a sensibilizar seus funcionários para novas ideias e, a partir daí, contribuirmos para que essas ideias se concretizem”, explica a coordenadora do Centro, Maria do Carmo Romeiro.
Para seu funcionamento, o Inova USCS tem o apoio de todos os cursos da USCS, além de parcerias, já firmadas, com instituições como: Sebrae, Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, Fundação do ABC, CIESPs, fintechs, ABC Valley e Instituto Butantan.
Trata-se de uma parceria tripartite entre a Prefeitura de São Caetano, a USCS (Universidade de São Caetano) e a Fauscs (Fundação de Apoio à USCS), como braço administrativo. Sua atuação na regionalização vem de uma articulação entre as três instituições, olhando para o município, não de forma individualizada, mas para a região como um todo.
Estrutura
Localizado no 5º andar do campus Centro da USCS, em uma área de 711 m², o espaço conta com 2 laboratórios, com equipamentos de última geração (como PCR digital e Elisa Macromoléculas); Metabolômica, área de coworking, com 60 estações de trabalho, tanto para utilização por startups, quanto por empresas; área de prototipagem rápida com impressora 3D e demais espaços de infraestrutura destinados a eventos, treinamentos, convivência, reuniões e áreas administrativas.