Fonte: Sebrae RS

Escolha ocorreu durante competição do ELI Summit Nacional em Petrolina (PE) com mais de 500 participantes dos mais variados setores ligados à inovação.

O Ecossistema de inovação de Santa Maria foi o grande vitorioso do ELI Summit, maior evento de Ecossistemas Locais de Inovação do Sistema Sebrae, que ocorreu na Orla do São Francisco, em Petrolina (PE). De 17 ecossistemas locais de inovação (ELI) do Brasil, 12 foram selecionados e, destes, seis eram do RS: Alegrete Cidade Inovadora (Alegrete), Impulsa Ijuí (Ijuí), Inova Centro (Santa Maria), MOVI (Novo Hamburgo), Bah3 (Caxias do Sul) e Vértice (Passo Fundo).

O Ecossistema de Santa Maria é formado pelas hélices governo, academia, empresas e sociedade civil organizada. Os vencedores ganharam ingressos para o Hackaton de Santa Rita do Sapucaí (MG) de 2025, o principal festival de criatividade e inovação da América Latina.

Cerca de 500 participantes, entre lideranças do setor produtivo inovador, do setor de PD&I, instituições de pesquisa, mecanismos de inovação, incubadoras, aceleradoras, espaços makers, agências de fomento, parques tecnológicos, venture capital, living labs, investidores-anjo e dos governos participaram do ELI Summit Nacional. O evento teve encerramento no dia 13/09.

Santa Maria é a terceira cidade do Brasil com maior número de mestres e doutores. Inserida em um polo regional com aproximadamente 300 mil habitantes, tem sua economia voltada para comércio e serviços, além de ser um polo educacional com destaque para a Universidade Federal de Santa Maria. A cidade conta ainda com uma incubadora na UFSM, Comitê de Empreendedorismo, Lei de Inovação, bem como uma série de empresas ligadas à inovação.

Maior evento do Sistema Sebrae dentro do segmento, o ELI Summit teve como tema “Epicentros de Ecossistemas de Inovação”. Os objetivos são conectar e promover aprendizado entre ecossistemas locais de inovação do Brasil e do mundo.

“O reconhecimento do ecossistema de inovação de Santa Maria é empolgante, pois ratifica que o estado e o Sebrae RS estão no caminho certo. Trata-se de um grande passo para solidificar uma cultura de inovação que de fato auxiliará a sociedade na solução de diversos problemas com a cultura da inovação, tecnologia e empreendedorismo”, salienta Natalia Canever, da Gerência de Inovação do Sebrae RS.

Compartilhe