O último dia da ABES CONFERENCE 2021 – ONDAS EXPONENCIAIS E RESILIÊNCIA DIGITAL, no dia 16 de setembro, teve um momento de homenagens aos profissionais que se destacam em projetos e atividades que estimulam e colocam em prática a transformação digital e inclusiva no Brasil.
Esse reconhecimento foi conduzido pelo Movimento Brasil, País Digital, da qual a ABES é uma das lideranças ao lado de várias entidades parceiras. “Estamos homenageando profissionais incríveis que estão impactando positivamente a dinâmica da transformação digital no país, incentivando a inclusão, o empreendedorismo, a cidadania, a diversidade, a inovação e a economia digital”, explica Andriei Gutierrez, Cofundador do Brasil, País Digital.
Cíntia Luz Farias, Diretora de Comunicação do movimento, destaca ainda que a premiação valoriza as pessoas que estão trabalhando intensamente “na promoção de um país mais digital e menos desigual, por meio de projetos, ações ou contribuições em iniciativas de impacto social”. A premiação está dividida em duas categorias.
A categoria “Embaixador Brasil, País Digital” nomeou pessoas que se destacaram em projetos que promovem a transformação digital e inclusiva no Brasil em 2021, selecionadas por um comitê. Os escolhidos foram: Igor Calvet, Presidente na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI; Marcos Pontes, Astronauta e Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações; Saul Tourinho Leal, Sócio na Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia; a Deputada Federal Luísa Canziani (PTB/PR); e Rodolfo Fücher, presidente da ABES.
“Sem dúvida o Brasil pode e vai se destacar nessa área de transformação digital. Essa é uma das bandeiras que eu tenho pregado no ministério desde o momento da transição no final de 2018. A gente começou a falar da importância de promover internet das coisas, promover inteligência artificial e promover outros tipos de tecnologias que pudessem transformar o Brasil através das possibilidades digitais”, destacou o ministro Marcos Pontes durante sua participação no evento digital, falando diretamente dos Estados Unidos.
Já na categoria “Protagonista Brasil, País Digital”, que foi decidida por voto do público e concorreram profissionais do governo, organizações do setor privado, da academia ou do terceiro setor, os ganhadores foram: Alan Leite, CEO, Startup Farm; José Gontijo, Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI) – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Miriam Wimmer, Diretora, Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD; Rony Vainzof, Diretor do Departamento de Defesa e Segurança, FIESP e Consultor em Proteção de Dados, Fecomercio/SP; Silvana Bahia, Codiretora Executiva do Olabi.
Marcos Pontes encerrou a conferência e a premiação, enfatizando a importância da ciência e tecnologia para a resolução de problemas, inclusive neste momento de pandemia. “A gente viu na pandemia a necessidade da ciência e da tecnologia. Imaginem fazer todo esse sequenciamento genético dessas mutações que tem sido feitas lá no LNCC, Laboratório Nacional de Computação Científica, unidade vinculada ao MCTI, o desenvolvimento de novos medicamentos, de testes que estão sendo feitos. Se nós não tivéssemos essas ferramentas que nós temos hoje em dia estaríamos muito mal”, avaliou.
O ministro citou outros exemplos, como as ações do Brasil na área de Inteligência Artificial com a criação de seis centros de pesquisa no tema já implantados e mais dois que serão anunciados em breve. “Contem sempre com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Nós temos um caminho muito grande pela frente para conseguir realizar tudo que precisamos fazer para o nosso país. É importante mantermos o otimismo. A gente vai conseguir chegar lá”.