Fonte: PUCRS

Iniciativa conta com parceria internacional pela primeira vez e acontece entre os dias 4 e 8 de novembro

A 6ª edição da Maratona de Inovação da PUCRS (MIP) está com as inscrições abertas. Realizada pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (IDEAR) e pelo Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc) em conjunto com as sete Escolas da Universidade, a Maratona é uma das iniciativas integrantes do Track Startups, a trilha de empreendedorismo da PUCRS. O objetivo é integrar alunos das Escolas de Negócios; Comunicação, Artes e Design; Politécnica; Humanidades; Ciências da Saúde e da Vida; Direito; e Medicina para pensar em soluções para desafios da sociedade.

Nesta edição, que acontece entre 4 e 8 de novembro, a MIP tem como temática central Porto Alegre Resiliente e apresenta oito desafios com base no tema, confira:

  • Reativação econômica pós-desastre;
  • Infraestrutura resiliente a desastres;
  • Suporte psicológico para sobreviventes de desastres;
  • Educação e conscientização comunitária;
  • Restauração de ecossistemas – prevenção para desastres naturais;
  • Monitoramento climático e prevenção de desastres;
  • Plano de comunicação em situações de crise;
  • Desafios na comunicação de imigrantes – refugiados climáticos.

Cada grupo interdisciplinar receberá um desafio. Por meio de mentorias e conteúdos sobre empreendedorismo e inovação, os alunos desenvolverão novas soluções que, ao final, passarão pela avaliação de uma banca. Isadora Krob, aluna da Escola de Negócios, foi uma das participantes da MIP em 2023 e ressalta a importância da ação. “Logo que entrei no curso de administração tive a oportunidade de participar da Maratona de Inovação da PUCRS. Me conectei com diversos professores e alunos de outras escolas e juntos desenvolvemos uma solução para um problema existente no âmbito da saúde, a qual foi premiada e percorreu outras oportunidades que o ecossistema do campus e do Tecnopuc oferecem, como o Garage. Em 2023, já no fim do curso, experimentei novamente a Maratona, agora com um olhar mais voltado a negócios e com a bagagem que tinha construído ao longo da minha jornada acadêmica. Foram dois dias para ‘pensar fora da caixa’ e para discutir ideias com professores e colegas de outras áreas do conhecimento, permitindo explorar a minha ideia de outras maneiras”, conta Isadora.

A novidade desta edição é a parceria com a Columbus Association, associação que promove a colaboração entre universidades de Europa e América Latina. “Nesta edição, a MIP será realizada em formato híbrido, com o objetivo de transformar ideias em soluções práticas e inovadoras. Vamos juntos abordar a prevenção de desastres ambientais no Rio Grande do Sul, utilizando a metodologia Design Sprint. Através da criação de protótipos e testes com o público, buscamos resolver problemas de forma colaborativa e interdisciplinar, envolvendo estudantes da PUCRS e de diversas regiões da América Latina”, ressalta Gabrielle Kusther, assistente de projetos do IDEAR.

A 6ª edição destina 70 vagas aos alunos das universidades La Sabana (Chía, Colômbia); Uniminuto (Bogotó, Colômbia); Universidad Técnica Particular de Loja (Paris, Equador) e Instituto De Estudos Superiores e Tecnológicos de Monterrey (Monterrey, México). Mariane Martins, analista de inovação do Tecnopuc, destaca a importância da integração com outras universidades. “A parceria com as universidades internacionais, através da Columbus Association, traz maior diversidade e amplitude a Maratona de Inovação da PUCRS ao integrar alunos de diferentes culturas e realidades acadêmicas, para a construção de soluções de impacto cada vez mais criativas, inovadoras com base nas diferentes experiências e entendimento dos desastres climáticos, unindo os estudantes em prol de um problema Global”, reforça Mariane.

Os interessados em atuar na Maratona como mentores dos projetos podem realizar inscrições por meio do formulário. Entre os dias 04 e 09 de novembro, esses voluntários auxiliarão os alunos no desenvolvimento das soluções. Mais informações sobre a MIP 2024 estão no site pucrs.br/mip.

Compartilhe