Fonte: Sistema Indústria – CNI / SESI / SENAI / IEL
Projeto começa pelo Rio Grande do Sul e percorrerá todos os estados brasileiros
Percorrer as cinco regiões do Brasil, de forma itinerante e integrada, para revelar, conectar e dar voz às ideias que embasam transformações ecológica e digital. Esse é o objetivo faz parte da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, um movimento itinerante que percorrerá os 27 estados brasileiros para conhecer inovações tecnológicas com identidade regional, promover diálogos e experiências inspiradoras e assim tecer uma grande rede de inovação com a cara do Brasil.
A novidade é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), promovida pela Confederação Nacional da Industria (CNI), junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria começa em julho de 2025 e chega ao fim em março de 2026, no 11º Congresso de Inovação da Indústria, em que a experiência inédita vai apresentar o que colheu no percurso.
Jornada passará pelas 27 unidades da federação
Serão 27 encontros estaduais e cinco regionais gratuitos que buscarão, por meio de uma escuta ativa, realizar diálogos qualificados entre representantes de deep techs, indústrias, pesquisadores, entidades governamentais e Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) sobre soluções e desafios para o cenário de inovação tecnológica no Brasil.
“O diferencial do movimento está na capacidade de mapear e articular, de forma integrada e colaborativa, os diversos atores do ecossistema em cada território, conectando desafios reais da indústria a soluções concretas”, explica Jefferson Gomes, diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI.
A caravana itinerante contará com o apoio de comitês estaduais, formados por representantes das federações das indústrias, do Sebrae e de parceiros locais, para garantir que cada encontro reflita a identidade regional, com desafios e soluções que carregam suas especificidades locais.
“Mais do que um evento, é um processo de mobilização da inteligência coletiva regional, que respeita as especificidades locais ao mesmo tempo em que projeta uma agenda nacional para a transição ecológica e digital”, complementa o diretor da CNI.
O diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, acredita que a Jornada da Inovação é uma oportunidade para a aceleração das deep techs no Brasil.
“O Brasil tem um ativo muito importante que é o conhecimento. Hoje, nos surpreende muito as repostas das startups em temas portadores de futuro, inclusive em inteligência artificial. O que precisamos é articular tudo isso, conectar as nossas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) com os desafios da sociedade e do mercado, apoiar as nossas deep techs, integrando uma agenda, com uma conversa direta e objetiva para darmos um salto em inovação e honrarmos o objetivo da Nova Indústria Brasil”, destaca Bruno Quick.
Primeira parada: Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul é o primeiro estado a receber a Jornada Nacional de Inovação da Indústria. Serão quatro encontros em solo gaúcho que iniciarão os diálogos e troca de experiências sobre a transição ecodigital.
A caravana da jornada passará em São Leopoldo, no Tecnosinos, dia 2 de julho; em Porto Alegre, no Tecnopuc, dia 4 de julho; em Caxias do Sul, no Tecnoucs, dia 5 de agosto; e, por fim, em Passo Fundo, no Instituto Aliança, dia 12 de agosto.
“É uma grande honra ver a primeira etapa da Jornada ser realizada aqui no estado. Nosso ecossistema de inovação é o segundo maior do país e receber um evento desse porte reforça nossa busca por uma indústria cada vez mais inovadora e atrativa para os talentos”, destaca o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Claudio Bier.
A programação dos encontros estaduais contará com painéis, workshops e apresentações das empresas participantes, explorando desafios e oportunidades para a transição ecodigital.
Na Região Sul, a Jornada também visitará os estados do Paraná e Santa Catarina. O primeiro encontro regional está marcado para os dias 11 e 12 de setembro, em Florianópolis (SC).
Após a passagem pelo Sul, a Jornada seguirá para o Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste, respectivamente. São esperados mais de 400 participantes por região, incluindo líderes empresariais, gestores de ICTs e Parques Tecnológicos, empresas de matriz tecnológica, investidores e fundos de inovação, representantes de organizações internacionais e nacionais de inovação e autoridades governamentais.
Para se inscrever para o evento em São Leopoldo, clique aqui.
Para outras informações, entre em contato com o Núcleo de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) pelo e-mail inovacaors@ielrs.org.br ou por telefone (51) 99348-3474.