Fonte: CLM
3,27 bilhões de registros foram roubados. CLM recomenda que as pessoas troquem senhas imediatamente e verifiquem se os seus dados vazaram
A CLM, distribuidora de valor agregado especializada em cibersegurança, alerta que houve o maior vazamento de dados de todos os tempos. Hackers, a partir das pequenas brechas encontradas em diversas empresas, criaram um data lake de dados pessoais na Dark Web com 3,27 bilhões de registros roubados. Foram e-mails, senhas, logins de empresas como Gmail, Hotmail, Netflix e LinkedIn, tudo organizado e oferecido a qualquer hacker por 2 dólares a peça.
COMB “Compliation Of Many Breaches” é o nome desse repositório e a quantidade de informações é de tal monta que a CLM está recomendando ao seu pessoal que troquem suas senhas imediatamente, tanto pessoais como profissionais.
De acordo com o fundador da CLM, Francisco Camargo, as pessoas, por facilidade, usam a mesma senha em vários serviços, o que facilita a tarefa dos cibercriminosos. Entretanto, isso é um erro. “A senha do Gmail provavelmente serve no Netflix, no LinkedIn, no cartão de crédito, no Hotmail, no Facebook, nas revistas digitais e assim por diante. E a senha do WhatApp provavelmente é a mesma do banco, ou do e-mail”, esclarece.
A CLM recomenda que, diante desse megavazamento, as pessoas devem verificar se os seus dados se encontram no COMB no site: Have I been pwnd – um site seguro e recomendado pelas principais revistas especializadas em tecnologia da informação e pelos centros de operação em segurança.
Outras ações imediatas que empresas e pessoas devem tomar são:
- Trocar imediatamente suas senhas, inclusive das instituições financeiras;
- Usar a autenticação dupla e a autenticação de vários fatores todas as vezes que ela é proposta por um serviço;
- Adotar um serviço de gerenciamento de senhas;
- Sempre usar Senhas fortes, com números, letras maiúsculas, letras minúsculas e caracteres especiais (@, #, $, % etc.);
- Trocar regularmente as senhas.