Fonte: Serpro

Portal de serviços de governo agora possui histórico de acesso, recomendações de navegação e serviços mais acessados para facilitar a experiência do usuário

O portal gov.br, ambiente de serviços do Governo Federal que já possui mais de 106 milhões de usuários, ganhou um novo layout com mais funcionalidades. O ambiente agora possui listagem dos serviços mais acessados, além de histórico de acesso e recomendações de navegação. Desenvolvido pelo Serpro para o Ministério da Economia, o ambiente já reúne mais de 4 mil serviços públicos de cerca de 200 órgãos de governo.

“O gov.br já é o portal único de relacionamento entre governo e cidadão. O caminho agora é personalizar essa experiência. Estamos dando início a uma interface que vai se adequar a cada perfil de usuário”, explica a gerente da Divisão de Negócio Soluções de Gestão para Transformação Digital do Serpro, Lucy Tashiro. De acordo com Lucy, no futuro, o próprio gov.br irá identificar os grupos usuários do portal, como o de condutores, estudantes ou trabalhadores, e recomendar as soluções tipicamente utilizadas por eles, oferecendo “jornadas” sob medida.

No momento, as melhorias implementadas no portal foram baseadas em testes que analisam dados de acesso, o tráfego da página e verificam o comportamento dos internautas. “São alterações às vezes pequenas, mas que fazem diferença na experiência de uso, como separação do campo de busca, criação de um carrossel para campanhas, além de outras remodelações”, relata Lucy.

Mais segurança

Para quem tem uma preocupação maior com segurança, desde de maio deste ano, o gov.br oferece a opção de habilitar a dupla autenticação, que é uma camada extra de segurança. O procedimento é simples: assim que o usuário digitar o login e senha únicos, em vez de ingressar de imediato no ambiente do portal, ele recebe um código extra em seu celular, que é enviado para o aplicativo Meu Gov.br, disponível na App Store e Google Play. O código deve ser utilizado para se ter acesso à conta de forma mais segura e com autenticação em dois fatores.

Ouro, prata e bronze

Os cidadãos podem ter acesso aos serviços de governo a partir de identificações que seguem os padrões Bronze, Prata e Ouro. Todo usuário cadastrado já possui a Identidade Digital Bronze, que possibilita utilizar os serviços de governo e fazer assinaturas simples, válidas em situações de baixo risco.

Aqueles que acessam o gov.br com a conta e senha do seu banco, que deve estar integrado à plataforma, possuem a Identidade Prata. Já a Ouro identifica quem tem biometria facial registrada no aplicativo Meu Gov.br, que utiliza os dados biométricos coletados dos eleitores. Ouro e Prata são as assinaturas mais avançadas. Na prática, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, por exemplo, já é automática para os níveis Prata e Ouro.

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