Fonte: Microsoft
Microsoft lançou seu mais recente relatório Cyber Signals sobre golpes alimentados por IA, incluindo ações direcionadas a consumidores de comércio eletrônico e candidatos a emprego. Para ler o relatório completo, clique aqui.
Por que isso é relevante? Os golpes alimentados por IA estão aumentando; somente no ano passado, a Microsoft frustrou US$ 4 bilhões em tentativas de fraude e aproximadamente 1,6 milhão de tentativas de inscrição de bots por hora. A Microsoft está trabalhando ativamente para impedir fraudes de IA, desenvolvendo modelos de detecção em larga escala que usam técnicas da própria inteligência artificial, como aprendizado de máquina para mitigar ataques de fraude. Com a IA reduzindo a barreira de entrada, até mesmo invasores pouco qualificados podem gerar golpes sofisticados, de phishing baseado em deepfake até sites falsos que imitam negócios legítimos. O que costumava levar dias ou semanas para ser criado pelos golpistas agora levará minutos.
Aqui estão três coisas que você pode fazer para se proteger como consumidor online:
- Não se deixe enganar pelas táticas de pressão – Não se deixe pressionar com ofertas por tempo limitado e cronômetros de contagem regressiva.
- Clique apenas em anúncios verificados – Muitos sites fraudulentos se espalham por meio de anúncios em mídia social otimizados para IA. Verifique os nomes de domínio e as avaliações antes de comprar.
- Seja cético – Os golpistas podem usar avaliações geradas por IA, endossos de influenciadores e depoimentos para explorar sua confiança.
Para se proteger ao participar de uma entrevista para um emprego, aqui estão três coisas que os empregadores nunca solicitariam:
- Para fornecer informações pessoais ou financeiras – SMS e mensagens de e-mail não solicitadas oferecendo empregos bem remunerados com qualificações mínimas são normalmente fraudulentas. Evite compartilhar informações pessoais ou financeiras.
- Para pagar por uma oportunidade de emprego – Ofertas de emprego que incluem pedidos de pagamento, ofertas que parecem boas demais para ser verdade e falta de plataformas formais de comunicação podem ser indicadores de fraude.
- Para se comunicar por meio de canais de comunicação não oficiais – Se os recrutadores se comunicarem apenas por SMS, WhatsApp ou contas de e-mail não comerciais, é um sinal de alerta. Empregadores legítimos usam plataformas oficiais da empresa para comunicações de contratação. Sempre lide com informações pessoais e confidenciais em plataformas seguras.
Para ajudar a proteger os consumidores de golpes, a Microsoft introduziu recursos e ferramentas gratuitos:
- Proteção contra erros de digitação e representação de domínio – o Microsoft Edge apresenta proteção de sites usando tecnologia de aprendizado profundo para ajudar os usuários a evitar sites fraudulentos.
- Impressão digital – O recurso de impressão digital da Microsoft identifica comportamentos maliciosos e os vincula a indivíduos específicos. Isso ajuda a monitorar e impedir o acesso não autorizado.
- Bloqueando solicitações de controle total – O aplicativo Assistência Rápida agora inclui avisos e exige que os usuários marquem uma caixa reconhecendo as implicações de segurança do compartilhamento de sua tela (o Assistência Rápida é uma ferramenta que permite aos usuários compartilhar seu dispositivo Windows ou MacOS com outra pessoa por meio de uma conexão remota). Isso adiciona uma camada de “atrito de segurança” útil, solicitando que os usuários que podem estar realizando várias tarefas ou preocupados façam uma pausa para concluir uma etapa de autorização.
Confira as informações completes da pesquisa nesta publicação no Microsoft Source Brasil.