Fonte: Enap
Por: Ascom

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) realizaram, nesta quarta-feira (14), um evento para a apresentação do Relatório Final da Pesquisa Serviços Públicos de Atendimento do Governo Federal. Estavam presentes na mesa de abertura o presidente da Enap, Francisco Gaetani; o secretário de gestão do MP, Gleisson Rubin; e o diretor do Departamento de Modernização da Gestão Pública do MP, Joelson Vellozo Junior.

O presidente da Enap, Francisco Gaetani, ressaltou que o relatório “é um trabalho que nos dá um mapa de onde atuar na interface do governo com o cidadão”. Segundo ele, “o documento se une a outras iniciativas que estão gerando uma revolução silenciosa na forma de o governo se relacionar com a sociedade”.

Já o secretário de gestão do MP, Gleisson Rubin, explicou que, anteriormente, o governo não sabia quantos e quais eram os serviços prestados à sociedade. “Como poderíamos fazer a iniciativa de digitalização de serviços dar certo, se não sabíamos quais e quantos eram os serviços? A pesquisa veio então como o primeiro passo a ser dado nessa direção, se tornando o primeiro raio X dos serviços públicos federais”, disse.

O evento contou também com uma palestra sobre Transformação Digital e a Aplicação em Serviços Públicos, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Virgílio Almeida. Durante a palestra, ele discursou sobre os seguintes tópicos: Estratégias de diferentes países em direção à economia digital; O papel dos serviços públicos na economia digital; e A importância da pesquisa da Enap para subsidiar estratégias nacionais de digitalização, condição necessária para competir no século XXI.

Sobre o Relatório – O Governo Federal está desenvolvendo um canal único e integrado para disponibilização de informações, solicitação eletrônica, acompanhamento e avaliação de serviços públicos pelo cidadão, denominado Plataforma de Cidadania Digital. O primeiro passo para a implementação dessa plataforma foi conhecer quais são os serviços públicos ofertados pela administração pública federal.

Para isso, foi realizada a Pesquisa sobre Serviços Públicos de Atendimento do Governo Federal, com a finalidade precípua de efetivar esse levantamento.

A pesquisa foi executada pela Enap, sob a coordenação do MP e apoio da Casa Civil da Presidência da República, levantando dados sobre os serviços prestados pela Administração Pública Federal Direta e Indireta. O relatório apresenta os conceitos norteadores da pesquisa, a metodologia adotada e os principais resultados obtidos com a realização desse levantamento.

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