Fonte: Cetic.br/NIC.br
Lançada nesta terça-feira em evento de celebração dos 20 anos do Cetic.br, TIC Empresas 2024 traz indicadores inéditos sobre desenvolvimento de IA
Em 2024, 13% das empresas brasileiras declararam utilizar aplicações de IA, mesma proporção registrada em 2023 e 2021, segundo a 16ª edição da TIC Empresas, lançada no dia 13/05 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), durante o Seminário Internacional Cetic.br 20 anos – Dados e Análises para um Futuro Digital e Inclusivo. A pesquisa investigou pela primeira vez como o setor empresarial no país adquire software e sistemas de inteligência artificial, e também as parcerias e ações estabelecidas para o desenvolvimento de IA. Os resultados revelam predomínio de “soluções de prateleira”, e a terceirização da gestão da IA.
De acordo com o levantamento conduzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entre as empresas que utilizaram IA, 76% adquiriram software ou sistemas prontos e 56% contrataram fornecedores externos para desenvolver ou modificar software e sistemas, enquanto 25% afirmaram que os sistemas de IA em uso foram desenvolvidos internamente. Em termos de parcerias para o desenvolvimento de IA, a minoria das empresas que utilizaram IA o fizeram em conjunto com fundações ou associações sem fins lucrativos (12%), universidades ou centros de pesquisa (12%) e órgãos de governo (7%).
“A preferência por soluções de prateleira e o uso de fornecedores externos evidenciam que as empresas brasileiras ainda estão dando os primeiros passos na adoção da inteligência artificial. A pesquisa também mostra uma baixa interação entre as empresas e universidades, organizações do terceiro setor e órgãos do governo”, avalia Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br.
Os indicadores mostram ainda que a IA está presente, sobretudo, nas grandes empresas (38%), e naquelas que atuam na área de tecnologia da informação e comunicação (38%). As aplicações mais usadas são as relacionadas à automação de processos e fluxos de trabalho (63% das empresas que utilizaram IA), seguidas das de reconhecimento e processamento de imagens que identificam objetos ou pessoas (33% das empresas que utilizaram IA).
A TIC Empresas 2024 traz também dados sobre o uso de outras tecnologias avançadas, como serviços em nuvem e Internet das coisas (IoT). Entre 2021 e 2024, a proporção de empresas que contrataram serviços em nuvem passou de 29% para 33%, indicando um cenário de estabilidade. Já a porcentagem daquelas que utilizam dispositivos inteligentes ou de IoT é de 14%, o que corresponde um total de aproximadamente 70.546 empresas, com clara prevalência nas de grande porte (37%) em relação às médias (28%) e pequenas (12%).
Conectividade e presença online
A 16ª edição da pesquisa mostra que 92% das pequenas, médias e grandes empresas estavam conectadas à Internet via fibra óptica em 2024. Em um contexto de prevalência desse tipo de conexão, a busca por maiores velocidades de download tem crescido. Enquanto a proporção de empresas que optaram por velocidades de até de 300 Mbps recuou entre 2023 e 2024 de 54% para 43%, observou-se que, no mesmo período, houve um aumento na porcentagem daquelas que contrataram velocidades acima de 500 Mbps, passando de 21% para 28%.
“O crescimento não é apenas reflexo de uma maior oferta da fibra óptica no país, mas demonstra também a capacidade dos negócios de todos os portes em melhorar suas conexões à Internet ao longo do tempo”, comenta Barbosa.
As redes sociais seguem como a principal forma de presença online entre as empresas brasileiras (89%) – pouco mais da metade (53%) possuíam website em 2024. Segundo a pesquisa, 74% utilizaram WhatsApp ou Telegram no ano passado, um crescimento de 32 pontos percentuais em relação a 2017 (42%). Aumento expressivo também foi notado no uso do Instagram, Snapchat, TikTok ou Flickr, que passou de 22% em 2017 para 74% em 2024.
Comércio eletrônico
Em 2024, 61% das empresas brasileiras venderam produtos e serviços pela Internet. Dentre os meios utilizados para realizar transações online, predominaram WhatsApp, Skype ou chat do Facebook (49%), proporção que foi de 55% em 2023. O uso do e-mail apresentou queda: em 2024, 34% das empresas venderam por este canal, proporção que era de 40% em 2023. Vale destacar que os meios desenvolvidos para lidar exclusivamente com comércio eletrônico, tais como website, aplicativos, sites de vendas, extranet e intercâmbio eletrônico de dados, apresentaram estabilidade entre 2023 e 2024.