Fonte: Red Bull Basement
De São Paulo, Beatriz e Yuri vencem final nacional do Red Bull Basement 2024 com a proposta de quebrar barreiras na educação com inteligência artificial e inclusão para todos; dupla agora embarca para decisão global no Japão
Rumo à Tóquio! O Red Bull Basement 2024, competição global que empodera empreendedores a darem o pontapé inicial em suas ideias e ter um impacto positivo acelerado por Inteligência Artificial (I.A.), definiu no dia 13/11 o projeto vencedor que vai representar o Brasil no Japão, na Final Mundial, em dezembro. A Final Nacional aconteceu na Link School of Business em São Paulo, e consagrou Beatriz de Souza e Yuri Toledo – mentes por trás do projeto B.I.A – como os campeões nacionais.
Com a proposta de quebrar barreiras na educação, a B.I.A é uma inteligência artificial criada para revolucionar a inclusão socioeducacional. O projeto foi inspirado por uma situação real, de um jovem de periferia próximo à finalista e é apoiado pela ONG Olhar de Bia.
Beatriz e Yuri são bolsistas em suas respectivas universidades – Bia é graduanda na própria Link School of Business, enquanto Yuri está se formando no Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) – e tiveram sua proposta escolhida dentre outras 38 mil. No total foram 24 mil inscritos no Red Bull Basement 2024 no Brasil.
“Nunca imaginei que fosse acabar meu ano indo para o Japão. Agora o foco é trabalhar. Queremos dar nosso melhor, fazer a B.I.A se tornar realidade e ser um case de sucesso. Acreditamos que há um grande gap no mercado e que podemos criar uma solução que não só vai gerar lucro mas que vai, principalmente, gerar impacto.”, contou Beatriz de Souza.
O júri foi formado por personalidades como Rodrigo Piffer Lemos, sócio executivo e parte do founding team da Link School of Business (onde aconteceu o evento); Nathalia Garcia, diretora de Marketing e CRM do Bradesco; Ricardo Marques, CIO da empresa de mídia out-of-home Neooh; Luiz Zaka, CEO do grupo DROPS, responsável pelas newsletters TechDrop, AIDrop e MoneyDrop e o influenciador digital e investidor Arthurito Faria Lima, famoso pelo seu perfil de humor no Instagram.
A finalista da última edição do Red Bull Basement, Bárbara Gosziniak, também esteve presente como jurada e passou seu bastão para a dupla vencedora. Na ocasião, ela contou como o Basement mudou sua vida: “Diversas portas se abriram. Passei a ser vista com outros olhos dentro da própria academia, fui premiada por diversas outras organizações como uma cientista de alto nível, fui Forbes Under 30, tive oportunidade de falar do meu projeto no TEDx Talks e pude mostrar para o Brasil e para o mundo a importância da pesquisa científica. Pude mostrar como ideias que nascem pequenas na universidade tem o potencial gigantesco de mudar o mundo.”.
Cinco projetos foram selecionados para a Final Nacional, entre duplas e participantes solo. Entre eles estavam também as duplas Lucas Rafel e Rafael Altaf (Belo Horizonte, MG); Nicolas Brum e João Pedro Araujo (Porto Alegre, RS) e os participantes solo Flavia Neves e Marcos Pereira, ambos de São Paulo, SP.