Fonte: Smart Cities

Resultado do ranking foi revelado no primeiro dia do Connected Smart Cities & Mobility 2022

As cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil ganharam destaque no primeiro dia do Connected Smart Cities & Mobility, evento que reúne empresas, poder público, academia, associações e especialistas em torno da discussão sobre como aumentar a eficiência das cidades na gestão de seus serviços e recursos. O evento foi realizadp no dia 5 de outubro, no espaço de exposições Frei Caneca, em São Paulo, mas segue digitalmente até o dia 6.

Na cerimônia de abertura, Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, agradeceu a presença de todos, presencialmente e os participantes que acompanham o evento online. “É uma grande satisfação realizar a dimensão que a plataforma Connected Smart Cities & Mobility tomou ao longo do tempo e o quanto conseguimos consolidar no sentido de engajar a iniciativa privada e o poder público em torno do desenvolvimento contínuo das cidades e seus stakeholders”.

Participou da cerimônia de abertura o country manager da ENEL X, Francisco Scroffa, que fez uma apresentação sobre as iniciativas da empresa no campo da eletrificação. “Temos a missão de descarbonizar cada um de nossos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, e hoje desenvolvemos os maiores projetos em aplicação de frotas eletrificadas em diversos países, conseguindo atacar os maiores poluentes hoje no mundo, com custos operacionais bastante promissores”, disse. Segundo ele, o foco da ENEL X está direcionado para a construção de cidades inteligentes e, para participar desse processo, a empresa definiu alguns objetivos. “Queremos ser os maiores operadores em iluminação pública e fornecedores de soluções de transporte com ônibus elétricos”.

A outra participação da cerimônia de abertura ficou por conta do superintendente do Sebrae São Paulo, Marco Vinholi. “Uma série de projetos que estão expostos aqui no evento fomentam a iniciativa pública, e também o empreendedor, a se manterem ao passo das inovações que estão sendo adotadas pelas cidades em seu processo por implementar. A transformação digital é um caminho sem volta. Vemos cada vez mais possibilidades para que, nos próximos anos, possamos colher os frutos e que as cidades tenham em seus marcos regulatórios a possibilidade de acolher essas iniciativas”, avaliou.

VInholi mencionou que o desenvolvimento das cidades depende de avanços na definição do marco legal das startupssand boxes regulatórios e de contratos públicos. “Com o programa para fortalecer as capacidades técnicas dos gestores e atores nos territórios nas principais temáticas de desenvolvimento do empreendedorismo local, visamos preparar as prefeituras para acolher e fomentar o ecossistema das startups. Atuamos nas frentes da modernização administrativa, desenvolvimento de lideranças locais, com foco em inovação e sustentabilidade, compras governamentais, desburocratização e inclusão produtiva”, disse o superintendente do Sebrae São Paulo.

Ranking Connected Smart Cities & Mobility 2022

Ainda na parte da manhã foi revelado o resultado do Ranking Connected Smart Cities & Mobility edição 2022. A grande vencedora do ano foi a cidade de Curitiba (PR). Depois de figurar na terceira colocação no Ranking Geral do Connected Smart Cities em 2021, a cidade superou São Paulo (SP) e este ano assumiu a liderança, passando a ser, em 2022, a cidade mais conectada e inteligente do país. Na segunda colocação ficou Florianópolis (SC) e na terceira, a capital paulista.

Os curitibanos podem celebrar também outras conquistas da cidade: além da liderança geral, Curitiba ocupa a primeira posição entre as cidades da região Sul do Brasil e também entre as que têm população superior a 500 mil habitantes. Outra conquista neste ano é a primeira colocação entre os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes mapeados pelo ranking no eixo de Empreendedorismo. 

A cidade ganhou destaque também no eixo de Tecnologia e Inovação e ocupa a segunda posição.  A liderança nesta categoria foi da cidade de Fortaleza (CE). Já quando o recorte é Urbanismo, categoria liderada pela cidade de Santos (SP), Curitiba ficou na terceira posição, logo após Jaguariúna (SP).

Presente ao evento, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo (DEM), afirmou que a cidade aposta na inovação como processo social. “As ações são todas colaborativas e se sustentam nas ações interligadas da prefeitura, secretarias da educação e da inovação, o Instituto das Cidades Inteligentes e a Companhia de Urbanização de Curitiba, para formar um conjunto de sinapses sociais que vão iluminando o caminho do desenvolvimento. Temos inúmeros projetos, como instrumentalizar as escolas e queremos instalar painéis solares em todas as linhas de transporte público e eletrificar a frota de ônibus. Obviamente, temos uma ‘espinha na garganta’ que é a angústia de não saber se a próxima gestão continuará esse processo”, disse.

Destaques Ranking Connected Smart Cities 2022

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas: seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques.

Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está São Caetano do Sul (SP). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Curitiba é a líder.

Vencedores por eixo temático

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Balneário Camboriú (SC).

8ª Connected Smart Cities & Mobility e AirConnected -Transporte Aéreo Resiliente, Flexível e Tecnológico

Quando: 4 a 5 de outubro de 2022 (presencial) e 6 de outubro (digital).

Onde: Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Inscrições: clique aqui.

Compartilhe