Fonte: Gov.br

Da direita para a esquerda: Dário Saad (Prefeito de Campinas), Francisco Maturro (Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio – FUNDEPAG), Juliana Daguano (Diretora do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Luciana Santos (Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação), Germano Rigacci Júnior (Reitor da PUC Campinas), Álvaro Duarte (Presidente da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio – FUNDEPAG) e Fernando Ely (Coordenador do Parque Tecnológico e Laboratórios Abertos do CTI Renato Archer).

 

No último dia 4 de abril o CTI Renato Archer inaugurou as primeiras instalações de seu parque tecnológico, concebido para acolher empresas de base tecnológica alinhadas com a atuação da instituição de pesquisa, especialmente em benefício da área da Saúde.

Localizado numa região econômica considerada a capital nacional da inovação, o CTI-Tec é o primeiro parque tecnológico do Governo Federal em Campinas, selando assim o compromisso do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que ganha, com esse parque tecnológico, mais um espaço para a expansão da pesquisa tecnológica, a partir do melhor aproveitamento da intensa produção de conhecimento que distingue o Brasil em relação a outras nações emergentes.

Com o apoio da FUNDEPAG, o CTI Renato Archer coloca em marcha um projeto prioritário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que criou o CTI-Tec e financiou essa conquista por meio de recursos da FINEP, que gerencia o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia.

A cerimônia de lançamento das operações do Parque Tecnológico foi conduzida pela Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e contou com a presença do Prefeito de Campinas, Dario Saad, do Deputado Federal Jonas Donizette e de outras autoridades governamentais e acadêmicas, bem como membros da comunidade científica e tecnológica e representantes de associações de setores produtivos alinhados com a iniciativa em foco.

Com essa conquista, o CTI Renato Archer ganha mais um importante instrumento para o cumprimento de sua missão institucional. Gerar e disseminar conhecimento para apoiar a agregação de inovações em bens e serviços, adotando um modelo de compartilhamento de infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica complexa e moderna, com empresas emergentes de base tecnológica, dedicadas a se apropriar desse conhecimento, embarcando-o em produtos inovadores.

Contribui com o florescimento de um ambiente profícuo para a geração de inovações, a intensificação da convivência desses empreendedores com pesquisadores experientes e de grande competência técnica, o que deverá permitir a evolução de negócios de grande impacto econômico e social.

Com o apoio da FUNDEPAG – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio, responsável pela gestão administrativa, financeira, operacional e patrimonial do Parque Tecnológico, o CTI Renato Archer espera que essa iniciativa seja apenas o primeiro passo para criar em Campinas um novo espaço da ciência e da tecnologia, capaz de aproximar os agentes do conhecimento e da inovação para a geração de emprego e renda, beneficiando a sociedade brasileira.

Ministra de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

 

Diretora do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Juliana Daguano.

 

Coordenador do Parque Tecnológico e Laboratórios Abertos do CTI Renato Archer, Fernando Ely.

 

Auditório do CTI Renato Archer com vista para as autoridades que compuseram a mesa.

 

Participantes do evento

 

Parque Tecnológico CTI-Tec, entrada principal.

 

Da direita para a esquerda: Fernando Ely (CTI Renato Archer), Álvaro Duarte (Fundepag), Ministra Luciana Santos (MCTI), Juliana Daguano (CTI Renato Archer) e Ricardo do Nascimento (FINEP).

Compartilhe