O Colab surgiu em 2013 com o propósito de ser um canal de reclamações em que qualquer cidadão poderia publicar um problema da sua cidade e compartilhar com os amigos em busca de apoio. Contudo, no projeto inicial ainda havia dificuldades em encaminhar os problemas a quem poderia resolvê-los.

A pedido da prefeitura da cidade de Curitiba, este problema foi resolvido. Para isso, foi criada uma nova versão para as prefeituras. Implementado em março de 2014, a capital paranaense recebeu apenas naquele ano 1,6 mil demandas pelo aplicativo, conseguindo atender mais da metade das solicitações em um curto espaço de tempo.

No caso de Curitiba, as informações obtidas ao longo do tempo por meio do aplicativo passara a funcionar como dados de inteligência. Por exemplo, através da geolocalização, era possível saber qual bairro tem um volume maior de demandas, quais os maiores daquela região, conseguindo maior eficiência no atendimento ao cidadão.

Atualmente este programa está em mais de 40 prefeituras no país, tendo cidades como Niterói (RJ), Teresina (PI), São Luís (MA), São Paulo (SP), Santos (SP) e Cuiabá (MT).

BulletOutros casos na área de Transparência e Participação Popular

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