Fonte: Gov.br

Iniciativa nacional é promovida pelo MCTI – por meio do CNPq e da Finep – e pelas fundações de amparo à pesquisa; editais estaduais já começaram a ser lançados.

Imagem ilustrativa mostra jovens debatendo projeto. – Foto: Imagem de Freepik

 

O Programa Centelha, iniciativa nacional que apoia a transformação de ideias inovadoras em negócios, abre neste mês sua primeira rodada de editais em diversos estados brasileiros. Ao longo de setembro e dos próximos meses, fundações estaduais darão início a seus períodos de inscrições, ampliando o alcance da terceira edição do programa, que contará com investimento de R$155 milhões e tem expectativa de apoiar mais de 1.100 projetos em todo o país.

Entre as datas confirmadas para editais, lançados em setembro, estão Ceará (16/09), pela Funcap; e Goiás (25/09), pela Fapeg. No dia 01 de outubro, terão início as inscrições no Piauí, através da Fapepi. Nacionalmente, o Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Como nas edições anteriores, o CNPq dará apoio direto às startups participantes do programa por meio da concessão de bolsas de fomento tecnológico. Serão aproximadamente R$45 milhões destinados exclusivamente a essa modalidade de custeio direcionada às startups participantes. “O apoio à qualificação dos empreendedores de todos estados fortalece o ecossistema nacional e reforça o papel do Centelha na promoção da ciência, da tecnologia e da inovação como motores do desenvolvimento sustentável”, explica Dalila Andrade Oliveira, diretora de inovação do CNPq.

Para viabilizar as bolsas, estão sendo firmados acordos de cooperação com as instituições executoras do Centelha em todos os estados do país. Ao todo, serão firmados 27 acordos, contemplando todas as unidades da federação. Realizado em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação Certi, o Centelha oferece também capacitações empreendedoras e recursos financeiros para o desenvolvimento de negócios inovadores. Nas duas edições anteriores, a iniciativa apoiou mais de 1.640 startups e envolveu cerca de 65 mil empreendedores, consolidando-se como uma das principais portas de entrada para o ecossistema de inovação no Brasil.

Os próximos editais do Programa Centelha serão lançados oficialmente pelas instituições executoras de cada unidade federativa brasileira. Mais informações podem ser obtidas no site do Centelha.

Confira os editais do Programa Centelha já confirmados:

16/09 – Ceará

25/09 – Goiás 

29/09  –  Piauí

Compartilhe