Em visita ao Parque Tecnológico de Sorocaba, a cerca de 400 quilômetros da capital paulista, São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro participou, no dia 25 de junho, da inauguração do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 e conheceu, de perto, as facilidades da internet 5G, para o agronegócio, no Brasil.

(Sorocaba – SP, 25/06/2021) Descerramento de placa alusiva à inauguração do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 e visita instalações. Foto: Alan Santos/PR

Após uma série de demonstrações tecnológicas, com o uso da 5G, Bolsonaro reconheceu importância da ferramenta para as atividades no campo, com recursos inteligentes que otimizam a produção, sobretudo no agronegócio. Ao lado do presidente, o ministro das comunicações, Fabio Faria, afirmou que o agronegócio é o principal setor que vai crescer com a internet 5G.

O Centro de Excelência em Tecnologia, inaugurado nesta sexta-feira, vai unir conhecimento, inovação e desenvolvimento tecnológico, especialmente baseado em Internet das Coisas – termo usado para se referir à conexão entre objetos do cotidiano.

Segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia, a metodologia utilizada no centro deve ser replicada nas indústrias de grande, médio e pequeno porte, em universidades, escolas técnicas, entidades e organizações, em áreas de manufatura, logística, capacitação e desenvolvimento de pessoas.

O centro, criado no âmbito do Plano Nacional de IoT e da Estratégia Nacional para a Transformação Digital, será integrado ao Parque Tecnológico de Sorocaba, numa parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Governo Federal e a Prefeitura de Sorocaba, representando um marco histórico para a cidade e a região. A metodologia será replicada nas indústrias de grande, médio e pequeno porte, universidades, escolas técnicas, entidades e organizações, permitindo a aplicação de novas tecnologias nas áreas de manufatura, logística, capacitação e desenvolvimento de pessoas.

A expectativa com o novo centro é a criação de novos postos de trabalhos, com capacitação de colaboradores em tecnologias 4.0, inovação, e a conexão da tecnologia aplicada nas indústrias e na fabricação de produtos, além de melhorias nas produtividades das mesmas, com maior eficiência e redução de custos, tornando-as mais competitivas.

Compartilhe