Fonte: BNDES Garagem
- Programa fomenta empreendedorismo focado em resolver problemas sociais e ambientais
- Negócios receberão suporte necessário para validar as soluções no mercado durante 3 meses em programa totalmente gratuito
- Metade dos selecionados para estágio de criação é das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) selecionou 20 novos negócios para o estágio de Criação do programa BNDES Garagem – Negócios de Impacto. A iniciativa, em parceria com o consórcio AWL (Artemisia, Wayra e Liga Ventures), tem o objetivo de contribuir para criação e aceleração de soluções de impacto social e/ou ambiental , estimulando o empreendedorismo e ajudando a desenvolver negócios com retorno positivo para a sociedade e o mercado.
Ao todo, 45 startups participarão do primeiro ciclo do programa. Além das 20 startups do estágio de Criação, no último dia 27 de setembro tinham sido anunciadas outras 25 para o estágio de Tração. Do total de 1366 empreendimentos que se inscreveram no programa BNDES Garagem – Negócios de Impacto, 766 estão no estágio de Criação.
Para o diretor de Participações, Mercado de Capitais e Crédito Indireto do BNDES, Bruno Laskowsky, o programa tem cumprido com excelência seu propósito e é mais uma das iniciativas da instituição focada no impacto socioambiental. “Investir em programas como esse reforça o compromisso do BNDES em desenvolver o ecossistema do Empreendedorismo e a importância da agenda socioambiental no País”, avalia.
Os 20 empreendimentos que serão acelerados nesse estágio de criação buscam criar ou aprimorar um produto mínimo viável (MVP) e desenvolver soluções para desafios sociais, ambientais e de produtividade”, diz. “É importante destacar que metade dos selecionados são das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do nosso Brasil e que há uma participação relevante de empreendedoras mulheres. Acreditamos que essa diversidade trará ganhos para o ecossistema de inovação e de impacto, além de contribuir positivamente para a vida dos brasileiros”, conclui Laskowsky.
Os negócios selecionados receberão todo o suporte necessário para desenvolver o MVP, validar a solução no mercado, lançar a startup e conquistar os primeiros clientes. Durante três meses, as startups selecionadas receberão apoio do BNDES, do Consórcio AWL e de parceiros do mercado, tanto para estimular seu crescimento, quanto para possíveis negócios e investimentos.
“O estágio de Criação foi pensado para quem está começando a empreender com impacto e precisa de apoio nos primeiros passos. Nosso objetivo é dar grande visibilidade às startups participantes, com possibilidade de conexões com potenciais parceiros, clientes e investidores”, explica Felipe Alves, Líder de Seleção do Consórcio AWL.
O BNDES Garagem – Negócios de Impacto oferece apoio de especialistas em aceleração de startups e acesso a conteúdos sobre inovação, empreendedorismo e impacto social, além de uma rede de mentores altamente qualificados. Os participantes também contarão com serviços gratuitos ou subsidiados e conexão com potenciais parceiros públicos e privados. Os empreendedores passam a fazer parte de uma rede de acelerados que conta com a metodologia e suporte de três instituições de renome no ecossistema empreendedor (Artemisia, Wayra e Liga), e ainda recebem a chancela do BNDES. Ao final do programa, haverá um prêmio de R﹩ 20.000 para a startup indicada como destaque.
Confira a seguir a lista completa das startups selecionadas:
A startup fornece soluções para redução de custos de energia elétrica, aumento da segurança energética e redução das emissões de gases do efeito estufa. Ela criou o produto Ecoline®, que por meio da tecnologia IoT (Internet das Coisas) e um sistema 100% online, é capaz de medir, processar e analisar os dados de energia (água, temperatura, pressão, umidade e gás), entregando dados consistentes e seguros, em tempo real, além das projeções de consumo e análises potenciais de economia.
Empresa que atua no ramo de agroindústria e comércio de óleos vegetais, farinhas de mandioca e de frutas amazônicas. Localizada em Tefé, no coração do Amazonas, tem como missão valorizar as populações tradicionais desenvolvendo processos que agreguem valor aos produtos da região.
A Catálise é uma startup de design participativo com foco em políticas públicas e negócios de impacto social. Utiliza um chatbot e automatiza a coleta de dados de cidadãos ao mesmo tempo em que torna diagnósticos, participação cidadã e monitoramento de políticas muito mais ágeis.
Companhia formada por profissionais das áreas da psicologia, educação, ciência da computação e linguística, que presta serviço a pessoas com deficiência intelectual a partir de uma análise histórico-cultural. Por meio da ferramenta tecnológica COGNOX oferece pareceres psicopedagógicos para identificar os “gaps” cognitivos da pessoa, além de enviar atividades pedagógicas adequadas ao seu estágio de desenvolvimento intelectual e avaliar os avanços.
A companhia desenvolveu o Maria da Penha Virtual, um aplicativo web que busca facilitar o acesso da mulher em situação de violência doméstica à justiça e ampliar sua proteção. Tudo isso é feito por meio da automatização do pedido de medida protetiva de urgência e seu envio direto ao tribunal.
Plataforma digital para formar e desenvolver gestores educacionais, e professores, na implementação do Programa Educação Conectada (MEC). As funcionalidades do aplicativo estarão voltadas para a superação de três principais desafios: engajamento do ecossistema educacional nos municípios; desenvolvimento humano, técnico e metodológico dos profissionais; e tomada de decisão baseada em dados e evidências.
Oferece uma ferramenta completa para gestão e controle do diabetes, conectando médicos e pacientes por meio de um sistema de gestão do tratamento com recursos personalizados a cada usuário.
A startup tem como missão diminuir a taxa de mortalidade de crianças com câncer por meio da tecnologia. Por isso, desenvolveu um sistema inteiro em wearable (dispositivo), além de aplicativos e um painel, que monitoram sinais vitais da criança a cada 5 minutos, possibilitando que seja levada rapidamente a um hospital, evitando que um estado mais crítico ocorra devido a uma intercorrência.
Criada em 2017 com a proposta de construir formações educacionais baseadas em abordagens colaborativas e em metodologias ativas, contribui com espaços formais e não formais de educação para que, a partir da escuta e da empatia, sejam criados planos de ação que possibilitem uma inovação dos processos pedagógicos e formativos.
Faz a intermediação de investimentos no plantio de árvores por agricultores familiares, viabilizando a restauração de ecossistemas na Amazônia por meio da recuperação ambiental e implementação de sistemas produtivos de baixo carbono. Estimula a produção agroecológica de alimentos e de produtos da bioeconomia Amazônica, proporcionando a manutenção de importantes serviços ecossistêmicos.
A partir de uma rede de fornecedores e otimização de processos, busca promover alimentação de qualidade e a custo acessível por meio da venda de marmitas veganas e vegetarianas. Com isso, contribui para uma alimentação sem carne, evitando a emissão de toneladas de CO2 na atmosfera. Ao mesmo tempo, gera renda extra para mulheres em vulnerabilidade socioeconômica.
Orgânia
A empresa conecta agricultores locais de alimentos orgânicos aos consumidores da cidade. Nesse processo de troca, estimula uma agricultura sustentável de alimentos sem agrotóxicos, além de remunerar agricultores a preço justo e facilitar o acesso a alimentos saudáveis produzidos localmente.
Escola de formação para jovens inquietos, a solução busca desenvolver soft e hard skills por meio de uma plataforma digital com trilhas de aprendizagem gamificadas. Voltada para escolas que desejam oferecer uma educação inovadora e também empresas que visam formar seus jovens aprendizes, estagiários ou os filhos dos seus colaboradores para as demandas do séc XXI.
O aplicativo agiliza a busca e divulgação de plantões médicos, potencializando o acesso a vagas em unidades públicas de saúde. Por meio da tecnologia, ajuda a desburocratizar, tornar mais seguro e simplificar o processo de prestação de serviço médico em unidades públicas.
Solo Líquido
A empresa criou um solo artificial com alta capacidade de retenção hídrica, que é utilizado de forma independente de solos convencionais, sendo capaz de minimizar o uso de recursos hídricos para produção de plantas de pequeno e médio porte e cogumelos comestíveis. Na prática, uma espécie de hidrogel disponibiliza água e nutrientes às raízes das plantas de forma gradativa.
A startup ajuda terapeutas especializados em reabilitação pediátrica a treinar as habilidades motoras e cognitivas de seus pacientes, de forma lúdica e customizável, promovendo autonomia e melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Traço e Ato Reformas e Construções
A empresa oferece assistência técnica para reformas habitacionais, desenvolvendo projetos e orientando a compra de material, a execução e a contratação da mão de obra. Impacta assim diretamente na qualidade de vida das famílias assistidas, seja através da promoção de saúde, pela inclusão e empoderamento de seus membros a partir de uma moradia digna. Além de gerar o mesmo impacto na escala de comunidade por meio da geração de renda.
UrbanMap
Plataforma geoespacial que contribui com maior compreensão das vulnerabilidades do território com mapeamento e predição de eventos – criminosos ou não – e a indicação da alocação de recursos, com uso de técnicas de machine learning (aprendizado da máquina, da tradução do inglês). A solução tem como premissa mitigar impacto social negativo, apoiando-se na aplicação de recursos de forma mais eficiente.
Ver-o-Fruto
A startup transforma os caroços de açaí em novos produtos com base na economia circular. O caroço que seria descartado passa a ser aproveitado na produção de produtos cosméticos, alimentícios e decorativos, agregando valor ao que antes seria um resíduo.
VoVs
A startup criou um marketplace de ‘habilidades adquiridas com o tempo’. Com o objetivo de solucionar as necessidades de pessoas em home office, a VoVs conecta clientes interessados em produtos (como aquele bolo da vovó) com o público 60+. Essa atividade garante a geração de renda extra e a prática de habilidades que mantém o corpo e a mente saudáveis, minimizando a solidão sentida por muitos idosos.