Fonte: Agência Aracaju de Notícias

A Prefeitura de Aracaju deu um importante passo, no dia 14 de maio de 2019, para se tornar a primeira capital do país a adotar uma comunicação 100% digital, transparente e eficiente. O prefeito Edvaldo Nogueira lançou o programa AjuInteligente, plataforma que permitirá ao cidadão acessar serviços de maneira digital, sem precisar se deslocar à sede dos órgãos. O aracajuano poderá requerer documentos e serviços através do celular, tablet ou computador. A relação entre as secretarias e empresas municipais também ganhará agilidade no campo virtual. A novidade terá forte impacto econômico e sustentável, pois representará uma economia mensal de R$ 190 mil, com a redução do uso do papel.

“É mais um componente da materialização da cidade inteligente, desta vez disponibilizando ao cidadão o acesso aos serviços da prefeitura de maneira digital. O cidadão não precisará, a curto prazo, se deslocar a um órgão da Prefeitura para solicitar uma licença, uma segunda via de um imposto ou demandar um serviço ou externar sua reivindicação. Tudo será feito eletronicamente, com o acompanhamento em tempo real, de maneira rápida. É uma grande vitória, motivo de muita alegria, pois é a tecnologia facilitando a vida das pessoas”, definiu o prefeito.

Edvaldo ressaltou que, a partir de agora, se inicia a transição para que todos os processos documentais da Prefeitura de Aracaju e seus serviços se tornem digitais. Os primeiros órgãos a aderirem ao AjuInteligente são as secretarias de Planejamento,Orçamento e Gestão (Seplog), Fazenda (Semfaz), Meio Ambiente e Assistência Social, além das empresas de Obras e Urbanização (Emurb), Serviços Urbanos (Emsurb), Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) e Controladoria-Geral. “Vamos ter mais agilidade e efetividade. É um ganho para todos, mas será paulatinamente. Não serão todos os serviços de uma vez”, disse o prefeito, que na solenidade, assinou (de maneira digital) o decreto que normatiza o uso do meio eletrônico para a realização dos processos eletrônicos.

Otimização do trabalho

A plataforma AjuInteligente beneficia a relação entre a administração municipal e os cidadãos. Baseado no princípio da agilidade e transparência, o programa é uma novidade que busca oferecer serviços cada vez melhores para o aracajuano na realização de requerimentos, encaminhamentos de pedidos e outras ações, através do celular, em tempo real. Após a implantação do novo sistema, com a modelagem de processos, os procedimentos migrarão paulatinamente para a plataforma digital.

Além de possibilitar ao usuário o conhecimento de todas as etapas e informações do processo, como saber quem encaminhou e resolveu a solicitação, a plataforma permite avaliar e melhorar continuamente seus serviços, por ter acesso às avaliações dos cidadãos. Depois que a solicitação for resolvida, o cidadão vai receber um SMS de aviso que o serviço foi finalizado e ainda poderá avaliar o atendimento.

Além disso, a plataforma integra a comunicação interna entre departamentos da Prefeitura como memorandos, circulares e documentos oficiais com assinatura digital certificada pelo ICP-Brasil. Dessa forma, os processos internos serão otimizados e os secretários vão poder traçar planos de ação para melhorar os serviços prestados para a sociedade.

Modernidade

Para o secretário Augusto Fábio, do Planejamento, Orçamento e Gestão, o programa demonstra a visão antenada do prefeito de preparar a cidade para o futuro. “É a visão desta gestão de buscar modernização em benefício da população de Aracaju. Todos os serviços serão, aos poucos, virtualizados, gerando conforto, comodidade, sustentabilidade”, disse.

O fundador da empresa SoftPlan, responsável pela plataforma, Jeferson Castilhos, destacou o caráter inovador e moderno da Prefeitura de Aracaju. “A Prefeitura de Aracaju se apoia na tecnologia como caminho possível para servir melhor ao cidadão. Trabalhamos com prefeituras de todo o país e estamos muito impressionados com a capacidade e vontade desta gestão em modernizar seus serviços. De parabéns a iniciativa de fazer com que o cidadão tenha serviços de melhor qualidade, com rapidez e muita transparência”, destacou.

Sustentabilidade

O AjuInteligente ainda gera economia para os cofres públicos. O valor pode chegar a R$ 190 mil reais mensais, com redução no uso de papel, combustível de veículos, confecção de documentos oficiais e outros gastos frequentes. Os benefícios também abrangem o meio ambiente, já que a quantidade de papel que deixará de ser utilizada representa poupar mais de 150 árvores e 11,5 milhões de litros de água por mês. “É um projeto completo, pois tem repercussão na sustentabilidade e no respeito ao meio ambiente”, destacou Edvaldo.

Planejamento Estratégico

O projeto AjuInteligente faz parte do Planejamento Estratégico da administração municipal e se soma a outras iniciativas com foco na Cidade Humana, Inteligente e Criativa, premissa basilar da atual gestão. “Implantamos a matrícula online nas escolas, estamos instalando os semáforos inteligentes e o prontuário eletrônico na rede de saúde, de modo que o AjuInteligente é mais um avanço significativo para melhorar a vida dos aracajuanos. É mais uma colheita daquilo que plantamos de maneira muito efetiva nos dois primeiros anos de governo”, afirmou o prefeito.

Compartilhe