Fonte: Educa Week
A Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações na educação foram tema de painel que aconteceu no dia 18, na Educa Week, maior evento de educação da América Latina, que está sendo realizado em São Paulo.
O debate contou com a presença de Marina Correa Dalbem (CEO da Edify Education), Leonardo Chucrute (CEO da Zerohum), Rudney Soares (diretor do Colégio Parthenon Vila Augusta), Dora Kaufman (professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP), Viviane Flores (diretora do colégio COMPA) e Esther Carvalho (diretora geral do Colégio Rio Branco SP).
O assunto vem sendo tema de debates frequentes nos últimos anos, sobretudo por seus conhecidos impactos nas relações sociais e no mundo do trabalho.
Atualmente, estamos em contato com aplicativos, assistentes de voz e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas, das mais simples até as mais complexas.
Na educação, não é diferente: alunos e professores são beneficiados com as novas soluções tecnológicas para ensino e aprendizagem que surgem a partir a tecnologia.
A inteligência artificial pode ser usada tanto na esfera do aprendizado em si, quanto na gestão educacional, sendo que uma de suas ferramentas mais poderosas é o auxílio na produção de conteúdos para a sala de aula.
Dora Kaufman, professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP, destacou em sua fala que a grande inovação que a Inteligência Artificial traz para a educação é a possibilidade de uma aprendizagem personalizada para cada aluno, já que suas ferramentas permitem que os educadores avaliem em profundidade o desempenho do estudante em suas particularidades.
E mais: baseada em dados, a IA consegue prever até as futuras dificuldades dos estudantes. “A inteligência artificial não é algo que os alunos vão viver, eles já estão vivendo essa realidade”, afirmou a docente.
Para Esther Carvalho, diretora geral do Colégio Rio Branco SP, “a grande questão é como podemos garantir o aprendizado em um mundo com soluções tão facilitadas”. Dessa forma, é preciso fazer uso da tecnologia de forma consciente, para que, efetivamente, haja ganhos e a aprendizagem aconteça de modo saudável e sustentável.
Por fim, houve o consenso de que a Inteligência Artificial é hoje uma grande aliada da vida em sociedade, oferecendo um universo de soluções, sem nunca substituir a sensibilidade e a inteligência humana.