Sistema aprovado pela Anac garante mais segurança e dispensa o uso de papel

A partir do dia 1º de novembro, a Líder Aviação passou a incorporar em sua rotina um novo sistema digital para Registros de Manutenção em sua Unidade de Operação de Helicópteros. A iniciativa, aprovada recentemente pela Agência Nacional de Aviação (Anac), faz da empresa a primeira do segmento a utilizar ordem de serviço digital.

Sua criação surgiu a partir de um encontro da Anac sobre o Projeto Diário de Bordo Digital, em que as empresas áreas foram informadas sobre a permissão da utilização de registros apenas em meio eletrônico, sem a necessidade do uso de papel. Medida que também poderia ser adotada para serviços de manutenção, seguindo a norma Advisory Circular AC 120-78A do Federal Aviation Administration (FAA).

Foram muitos meses de intenso trabalho para o desenvolvimento dessa novidade. A plataforma, denominada HELIX, foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da empresa em conjunto com a área de Manutenção de Helicópteros .“Percorremos um longo caminho até chegar às auditorias da Anac. Paralelamente aos formulários impressos, já utilizávamos internamente ordens de serviço em meio digital desde 2007. Desde então, temos aprimorado o sistema com melhorias significativas para alcançarmos aceitação junto à Agência, que muito tem contribuído para a implantação de novas tecnologias no Brasil”, explica a diretora de TI da Líder Aviação, Celina Marinho.

Ela ressalta ainda que, para o desenvolvimento da plataforma, foram seguidas normas de assinatura eletrônica para atender à Anac e às exigências da FAA para o alcance de um nível de segurança com padrão internacional, por meio de testes e treinamentos realizados até o início das atividades por meio do programa.

Entre os benefícios da implantação do sistema digital para Registros de Manutenção estão: maior segurança e confiabilidade das informações, já que todos os registros e alterações de uma ordem de serviço serão arquivados digitalmente; agilidade na liberação da aeronave após manutenção; sem contar a economia de, em média, 6.300 impressões mensais – contribuindo assim, com o meio ambiente.

“Trata-se de um grande avanço, pois o sistema permite fazer alterações na documentação de forma rápida, mantem um histórico com todas as atualizações e permite o controle das manutenções dos helicópteros e gestão de documentos técnicos em uma plataforma digital”, pondera Celina Marinho.

Compartilhe