
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM)
O Brasil dará no dia 09/12, um passo decisivo na consolidação de uma agenda nacional de inteligência artificial com o lançamento do SoberanIA, projeto originado no Piauí que reúne tecnologias desenvolvidas por pesquisadores e desenvolvedores brasileiros, com dados totalmente em português e modelo de linguagem que já alcançou 350 bilhões de tokens, consolidando sua posição como o maior modelo em língua portuguesa validado para uso comercial.
Durante o evento, que acontecerá em Brasília, será proposta uma visão integrada do governo federal, de estados e de empresas do setor para ampliar a capacidade do Brasil de desenvolver, operar e fortalecer tecnologias de inteligência artificial. A ocasião também marcará o anúncio de uma aliança nacional que visa o plano para a futura infraestrutura física de IA mais segura e avançada da América Latina, reunindo esforços do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Modular, Scala, Telebras, Ceiba Energy e parceiros governamentais.
A apresentação nacional do SoberanIA mostrará como o seu modelo de linguagem já está sendo utilizado em serviços públicos no Piauí, estado que criou a tecnologia e se tornou pioneiro no desenvolvimento de uma inteligência artificial soberana. Entre as aplicações já ativas estão o Piauí Oportunidades, que personaliza trilhas de ensino, e o BO Fácil, que permite registrar boletins de ocorrência por voz, via WhatsApp.
O encontro também reunirá especialistas, autoridades e lideranças do setor tecnológico para debater os rumos da transformação digital no país e a importância de desenvolver modelos de IA treinados com dados brasileiros e operados sob estruturas nacionais. A expectativa é que o Brasil consolide uma base soberana de conhecimento, fortalecendo sua competitividade, proteção de dados e independência tecnológica no cenário global.
O lançamento acontece às 15h, no BHotel Brasília, com credenciamento a partir das 14h. Estão confirmadas as presenças da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; do presidente da Telebras, André Leandro Magalhães; além de representantes de ministérios, instituições parceiras e lideranças da indústria de tecnologia e inovação.
Credenciamento da imprensa
Jornalistas interessados em cobrir o evento devem confirmar presença até as 14h do dia 8 de dezembro, por meio do formulário:





