Selo IA

Fonte: Capco

Ao precisar de menos intervenção humana do que o Agente IA para tomar decisões, solução pode resolver problemas complexos

Depois do Agente de IA, agora é a vez da IA Agêntica (IA Agêntica) criar um novo ponto de virada do mercado financeiro com a evolução da Inteligência Artificial (IA). Com capacidade para entender as demandas dos usuários e atuar com muita proatividade para resolver problemas, a IA Agêntica terá um papel crucial na reformulação nos processos como os de pagamentos, gerenciamento de caixa, detecção de fraudes e experiência do cliente.

O estudo IA Agêntica: Transforming  Payments and Cash Management (IA Agêntica: Transformando Pagamentos e Gerenciamento de Caixa, na tradução livre), realizado pela Capco, consultoria global de gestão e tecnologia para o setor financeiro e de energy, mostra que as aplicações da IA Agêntica têm potencial para realizar, por exemplo, o roteamento inteligente de pagamentos, a otimização da experiência do cliente e previsões de fluxo de caixa mais precisas.

 

Com o avanço dos grandes modelos de linguagem (LLMs), a IA Agêntica se tornou mais acessível e potente. “Estamos diante de uma virada de chave. A IA Agêntica não é apenas uma ferramenta analítica, mas proativa que aprende em tempo real, executa e otimiza processos financeiros complexos de forma autônoma, com o mínimo de interferência humana”, afirma Luciano Sobral, South America Managing Partner da Capco. 

Para entender melhor como a IA Agêntica pode revolucionar os serviços financeiros, seguem alguns exemplos de seu uso:

1 – Simplificando o processamento de pagamentos
A IA Agêntica realiza roteamento otimizado de pagamentos, automatiza reconciliações e detecta discrepâncias com alta precisão. Em segurança, analisam contexto e padrões para prevenir fraudes. Em transações internacionais, otimiza conversões cambiais, garante conformidade regulatória e monitora taxas em tempo real. Além disso, acompanha o processo de pagamento, identificando e corrigindo falhas autonomamente.

2 – Previsão automatizado de caixa
Ao invés de depender apenas de dados históricos, a IA Agêntica integra e analisa continuamente informações de múltiplas fontes, como sistemas internos, indicadores econômicos e tendências de mercado. Assim, identifica padrões complexos e gera projeções mais precisas e em tempo real sobre entradas e saídas financeiras. Isso amplia a capacidade de antecipar necessidades e responder rapidamente às mudanças do cenário econômico. A tecnologia também otimiza a liquidez ao gerenciar autonomamente reservas de caixa, realocar fundos e ajustar empréstimo às condições de mercado e parâmetros definidos.

3 – Gestão autônoma de fluxo de caixa 
A gestão autônoma de caixa com IA Agêntica torna o processo mais dinâmico e orientado por dados, permitindo otimizar liquidez, reduzir riscos e apoiar decisões financeiras inteligentes. A tecnologia pode agendar pagamentos de forma estratégica, priorizando-os por urgência, vencimento e disponibilidade de caixa. Isso evita multas e aproveita descontos. Com monitoramento em tempo real, envia alertas instantâneos e pode agir automaticamente diante de imprevistos, ajustando investimentos ou sugerindo cortes de custos necessários.

4 – Prevenção de fraudes com respostas automatizadas
A IA Agêntica leva a prevenção de fraudes a um patamar adaptativo e proativo, superando sistemas baseados apenas em regras fixas. Isso porque analisa continuamente transações, comportamento do usuário e dados contextuais para detectar anomalias sutis antes que o golpe se concretize, aprendendo com novos padrões. Com biometria comportamental e perfis individualizados, identifica desvios como transferências incomuns e aplica pontuações dinâmicas de risco para ajustar o nível de verificação. Pode também investigar casos ou encaminhá-los para análise humana.

5 – Transformação da experiência do cliente
As expectativas dos clientes em serviços financeiros estão evoluindo para interações mais personalizadas, fluidas e proativas. A IA Agêntica possibilita que as instituições criem perfis detalhados a partir da análise de grandes volumes de dados, oferecendo produtos e serviços sob medida. Além disso, antecipa problemas e sugere soluções antes que o cliente perceba, garantindo um atendimento consistente e ágil. A automação de processos rotineiros também reduz atritos, aumentando a satisfação e fidelização dos clientes.

As instituições que adotarem IA Agêntica terão vantagens em eficiência, segurança e engajamento com o cliente. “Mas, apesar de a IA Agêntica ser capaz de resolver processos muito complexos, como toda tecnologia, exige uma base bem estruturada para funcionar”, explica Sobral.

“Para ter os resultados esperados, essa implementação precisa cuidar de quatro desafios principais: garantia da segurança e privacidade dos dados, cumprimento das regulações, transparência nas decisões da IA e supervisão humana em situações complexas ou de alto risco”, completa o executivo da Capco.

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